spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Santa Catarina se prepara para aumento significativo no número de turistas na alta temporada

TurismoSanta Catarina se prepara para aumento significativo no número de turistas na...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira, 14, as ações da Operação Veraneio 2015/2016, que contará com a mobilização de 8 mil profissionais da área de segurança e terá cobertura em 157 praias do Estado. Santa Catarina espera receber 8 milhões de turistas durante a próxima temporada de verão, um incremento de 30% em relação aos 6,2 milhões de visitantes da temporada passada. As informações são da assessoria de comunicação do governo estadual. 

O número de turistas esperado é resultado da soma de visitantes estrangeiros, moradores de outros estados brasileiros e também de catarinenses de outras cidades que viajam para o Litoral durante o verão. O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello  apontou outros indicadores positivos para a temporada: a confirmação de 600 voos charter contra 433 da temporada passada, o crescimento de 41% na venda de pacotes da CVC para Santa Catarina e o incremento de 37% na venda de ingressos para o Parque Beto Carrero World.

O lançamento oficial da Operação Veraneio 2015/2016 será dia 16 de dezembro, na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis. Nesta temporada, serão empregados cerca 8 mil profissionais da segurança pública (veja relação abaixo). A Secretaria de Estado da Segurança Pública projeta utilizar cerca de R$ 20 milhões para pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis.

A parte operacional integrada nos diferentes órgãos de segurança começa no dia 22 de dezembro de 2015 e vai até 29 de fevereiro de 2016. No Corpo de Bombeiros, o período é maior – entre os dias 1º de outubro de 2015 e 1º de maio de 2016. “Durante a temporada mais cheia, entre dezembro e fevereiro, a mobilização é maior. Mas continuamos com o reforço mais tempo, até maio, quando ainda temos visitantes, mesmo que em menor número, porque o perigo não existe apenas quando temos grande fluxo de turistas”, explicou o comandante da corporação, coronel Onir Mocellin.

Na reunião desta quarta, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e o presidente em exercício da Casan, Celso José Pereira, também apresentaram investimentos recentes realizados para garantir o completo abastecimento de água e luz durante a temporada de verão, com o aumento significativo da demanda. A Celesc está construindo seis novas subestações e ampliando outras 21. E a Casan está investindo mais de R$ 50 milhões em obras e ações na Grande Florianópolis e na região de Porto Belo e Bombinhas.

Operação Veraneio 2015/2016

Polícia Militar

51 cidades

157 praias

35 balneários

17 estâncias hidrominerais

5.259 policiais militares

881 viaturas

5 aeronaves

Polícia Civil

32 cidades

1.159 policiais civis

2 aeronaves

Corpo de Bombeiros

37 cidades

157 praias

312 postos de guarda-vidas

275 guarda-vidas militares

1.236 guarda-vidas civis

53 embarcações

43 motonáuticas

2 aeronaves