Vale Europeu Catarinense sedia o evento exclusivo de bike gravel entre os dias 2 e 4 de dezembro. Inscrições já estão abertas- Fotos: Paris Gore / Red Bull Content Pool
Florianópolis, 5 de outubro de 2022 – Timbó, Doutor Pedrinho, Altos Cedros e outras pacatas cidades que formam o Vale Europeu de Santa Catarina estarão nos percursos que totalizam quase 300 km do Red Bull Gravel X. Confirmado para entre os dias 2 e 4 de dezembro, será o primeiro evento de gravel da marca de bebidas energéticas na América Latina e o primeiro evento de travessia gravel do Brasil. Limitado a 200 ciclistas, as inscrições podem ser feitas a partir do site oficial do evento.
O gravel é a grande novidade do ciclismo nos últimos anos. As bicicletas de gravel misturam características das bikes de estrada, como o guidão curvo e a postura mais agressiva do ciclista, e das mountain bikes, especialmente em relação aos pneus mais largos e com menor pressão. No Red Bull Gravel X, os atletas percorrerão, em duas etapas, todo o Circuito do Vale Europeu, normalmente feito entre 4 a 7 dias no roteiro de cicloturismo. A região com forte colonização alemã desponta no turismo esportivo nos mais recentes anos por conta da geografia que combina montanhas, estradões de terra, rios e cachoeiras.
“De 2020 para cá, tivemos o aumento significativo de vendas de bicicletas e também da expansão do Vale Europeu Catarinense como destino turístico, de pessoas em busca de contato maior com a natureza por meio do esporte. Não à toa, em tão pouco tempo foi formada uma rota de cicloturismo. O Red Bull Gravel X ajuda a consolidar essa rota e, ainda, oferece a experiência aos ciclistas vivenciarem uma competição de ciclismo inovadora e de alto padrão internacional”, Ana Lidia Borba, CEO da Flows, que realiza o evento esportivo.
O Red Bull Gravel X traz ao Brasil o formato travessias gravel, que está revolucionando as competições de ciclismo nos EUA e Europa. Em seu formato original, são eventos de longa duração, ponto a ponto, que misturam atletas profissionais e amadores em percursos desafiadores, mesclando estradas pavimentadas, de terra e cascalho. Em maio deste ano, na cidade de Marfa, no estado do Texas e em região de fronteira dos Estados Unidos com o México, foi realizado o Red Bull Rio Grande Gravel, com a participação de 500 ciclistas em um apenas dia de competição.
Formato do Red Bull Gravel X
O Red Bull Gravel X é dividido em duas etapas. No primeiro dia, a corrida começa em Timbó, início oficial do roteiro de cicloturismo, e passa por Pomerode, Indaial e Rodeio até chegar em Doutor Pedrinho. São 156 km, mais de 2.300 metros de altimetria acumulada e 75% do percurso em estradas de terra. No segundo dia, o percurso é diferente. O ponto de partida é Doutor Pedrinho no sentido horário até Altos Cedros até a linha de chegada, em Timbó, com 132 km, mais de 2.400 metros de altimetria acumulada e mais estrada de terra, em terreno ondulado.
Nos dois dias de evento, 200 atletas terão a oportunidade de participar de uma prova de ciclismo lado a lado de grandes nomes da modalidade. Estrelas internacionais, que representam a Red Bull, também irão marcar presença. A competição tem premiação em dinheiro para os três primeiros colocados no geral, masculino e feminino, e com troféus conforme categorias de faixa-etária.
O Red Bull Gravel X é realizado pela Flows, com patrocínio de Soul Cycles, apoio de Goodyear, Strava e Nomad e tem o apoio institucional da Prefeitura de Timbó.
Sobre ciclismo gravel
Grande novidade do ciclismo mundial no momento, o gravel tem ganhado cada vez mais espaço e preferência. O formato permite disputas em maiores distâncias e em maior velocidade que as tradicionais maratonas de mountain bike (XCM) e, simultaneamente, dão a chance de desbravar estradas mais bonitas, seguras e com menor movimento, por não serem pavimentadas.
Em 2022, a UCI (União Ciclística Internacional) realizará pela primeira vez um Campeonato Mundial de Gravel, e em 2023 passará a chancelar também um circuito internacional. Atualmente, a grande referência da modalidade é a Unbound Gravel Race, realizada anualmente no Colorado, nos EUA. O evento reúne mais de 4.000 atletas ao longo de quatro dias, incluindo competições de 25, 50, 100 e 200 milhas.
Sobre o Vale Europeu
O Vale Europeu foi o primeiro circuito organizado e planejado para cicloturismo no Brasil. A rota leva os ciclistas, autoguiados, por cerca de 300 quilômetros de estradas de terra e calçamento, em áreas rurais e urbanas dessa região catarinense. O aeroporto mais próximo é Navegantes, localizado a cerca de 1h30 de Timbó.