PROJETO QUE BUSCA VALORIZAÇÃO DO BAIRRO SERÁ LANÇADO NO DIA 9 DE SETEMBRO
O movimento que pretende dar vida nova ao Estreito já tem data para ser apresentado oficialmente aos moradores do bairro e a Florianópolis. Será no dia 9 de setembro, às 15h, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), o lançamento do projeto “Sou Estreito e não largo”, que busca valorizar a região e resgatar o sentimento de pertencimento de seus habitantes. Na ocasião será divulgada a programação completa do evento, que inclui concurso de redação nas escolas, ações culturais e intervenções, feira de produtos orgânicos e gastronômicos, evento pet, passeio ciclístico, circuito de caminhada, entre outros. O Sesc/Estreito fica na rua General Eurico Gaspar Dutra, 913.
A intenção do grupo mentor da iniciativa, formado pelo jornalista Paulo Scarduelli, o publicitário Túlio Sá e o designer Jorge Dolzan, é estimular a partilha de valores e costumes do bairro e ressaltar o “espírito do lugar”. Uma das regiões mais dinâmicas e economicamente diversificadas da Grande Florianópolis, o Estreito detém uma poderosa rede de comércio e serviços, é forte na construção civil e, após o centro, é a área mais populosa da cidade. O crescimento acentuado deixou o bairro mais cosmopolita, e o movimento em curso tem o objetivo de devolver ao lugar parte da identidade perdida nos últimos anos.
O projeto “Sou Estreito e não largo” tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e SESC. A participação da ACIF, regional do Continente, se dará, entre outras ações, por meio da palestra “É possível viver de operações do mercado financeiro?”, de Thyago Coan, no dia 16 de setembro.
Antes do evento oficial do dia 9, será lançado, em 2 de setembro, o Baú dos Avós, que visa a estimular a busca de documentos antigos (como fotos e vídeos) guardados pelas famílias e que, compartilhados nas redes sociais, mostrem histórias humanas e as mudanças e transformações do Estreito nas últimas décadas.
O concurso de redação envolverá os colégios Criativo, Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima e Antônio Peixoto, e o Rockfeller/Estreito fará a premiação dos vencedores. O objetivo é fomentar o resgate das histórias familiares por meio da escrita, ressaltando o que bairro tem de mais característico e peculiar. O Estreito já foi chamado de João Pessoa e pertenceu ao município de São José até 1944.
Outro objetivo do movimento é incentivar as pessoas a conhecerem melhor as características do bairro e consumirem ali, como forma de reforçar a economia local.
PROGRAMAÇÃO
Dia 2 de setembro – Lançamento do Baú dos Avós
Dia 9 – Lançamento oficial do projeto, às 15h, no auditório do SESC
Dia 10 – 1º Pedal Noturno pelas ruas do Estreito
Dia 16 – Palestra de Thyago Coan, promovida pela ACIF
Dia 19 – 2º Pedal Noturno pelas ruas do Estreito
Dia 28 – SESC Saúde + Caminhada Cultural + Pedal Ciclístico da Família + Premiação do Concurso de Redação nas Escolas + Feira Artesanal + Feira Multicultural + Canoa Hawaiana + Apresentação Musical – Atividades programadas para a Beira-mar Continental e o espaço Meu Jardim
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
www.souestreitoenaolargo.com.br
instagram: @souestreito
SERVIÇO
O QUÊ? Lançamento Oficial do Projeto “Sou Estreito e não largo”
QUANDO? 9 de setembro de 2019, às 15h
ONDE? Auditório do SESC – Rua General Eurico Gaspar Dutra, 913 – Estreito
INFORMAÇÕES? Jorge Dolzan (48) 99619.9589, Paulo Scarduelli (48) 99112.7757 e Túlio Sá (48) 99935.9380