spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Rosana Bond lança História do Caminho de Peabiru na Livrarias Catarinense em Florianópolis

EventosRosana Bond lança História do Caminho de Peabiru na Livrarias Catarinense em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Rosana Bond lança História do Caminho de Peabiru – Descobertas e segredos das rota que ligava o Atlântico ao Pacífico na Livrarias Catarinense em Florianópolis.

Será lançado no próximo dia 25, sábado, na Megastore da Livrarias Catarinense, no centro, o 15º livro da jornalista Rosana Bond, intitulado História do Caminho de Peabiru – Descobertas e segredos das rota que ligava o Atlântico ao Pacífico, com 280 páginas, selo da Editora Aimberê (RJ). Rosana, que trabalhou no jornal O Estado em 1977, também ficou chocada com as condições em que foi deixado o acervo fotográfico e documental do antigo diário.

O Caminho do Peabiru começava no rio Itapocu, cobria parte do Paraná, passava pelo Paraguai, Bolívia, Peru e Chile e terminava no Oceano Pacífico, cerca de quatro mil quilometros depois, aberto e mantido pelos indígenas Guarani.

Resumido assim parece fácil contar, mas para chegar a essas informações precisas, a jornalista pesquisou durante 14 anos, revirando arquivos aqui e em outros países, percorrendo trechos do Caminho, vendo, ouvindo, gravando, fotografando e anotando tudo. Realizou muitas entrevistas, sobretudo com lideranças Guarani.

“Devido a nossa longa amizade”, destaca Rosana, os Guarani “permitiram generosamente que eu tivesse acesso à sua memória ancestral sobre o Peabiru, com revelações que geralmente não são passadas aos juruás, ou seja, aos brancos”.

Uma delas dá conta do significado de Itapocu (sua foz serve de divisa de Barra Velha e Araquari, no Nordeste de Santa Catarina) que, em Guarani, significa Tape Puku ou Caminho Comprido”. Ao aprofundar as pesquisas, a jornalista localizou a existências de outros seis pontos denominados Itapocu no Paraguai e Mato Grosso. Segundo ela, “todos esses lugares denominados Itapocu eram pontos geográficos importantes da rota do Caminho”. Ou seja, a indicação Itapocu não é um topônimo, mas “um sinalizador do Perabiru”.

Outra revelação importante no livro de Rosana Bond é sobre a presença dos Guarani no Chile, confirmada por sítios arqueológicos. Com base nesses estudos ela calcula que o Caminho do Perabiru tenha chegado ao litoral chileno (Pacífico) há cerca de 1.500 anos.

Natural do Paraná e residente em Sambaqui (Florianópolis) desde a década de 1970, Rosana Bond lança seu 15º livro, obra em dois volumes (o segundo sai em breve). O formato do livro também é inovador: parece uma pequena apostila de estudante, podendo ser impresso e encadernado tanto no Rio de Janeiro quanto em Florianópolis, barateando o custo final.

Sobre o evento

História do Caminho de Peabiru – Descobertas e segredos das rota que ligava o Atlântico ao Pacífico (Ed. Editora Aimberê, 280 páginas, R$ 22,00 ) será lançado no próximo dia 25 a partir das 10 horas na Megastore da Livrarias Catarinense, rua Felipe Schmidt, nº 60, Centro, Florianópolis.