A artista plástica Ângela Maria Vielitz Mackrodt abre ao público nesta quinta-feira, 3, a exposição “Memórias de um Mar Distante” no Ponto dArte, em Florianópolis. A mostra é a primeira individual da artista em Santa Catarina.
As pinturas abstratas que compõe a mostra fazem parte da série “Key West”. As telas, explica a artista, começaram a ser pintadas em 2013, logo após uma viagem aos Estados Unidos, na qual sobrevoou as ilhas do Sul da Flórida.
Usando a técnica aquarela com tintas acrílicas sobre tela, o que caracteriza o acrílico aquarelado, Ângela Maria buscou um fazer artístico despojado de rigor e com a fluidez que permeia o tema escolhido para a exposição, a água. Nas telas da série “Key West” são visíveis as transformações de “formas” ao longo do processo criativo da artista. “No início desta série, as formas foram se desconstruindo em manchas e luz. Aos poucos, suaves linhas começaram a surgir contornando a água e mapeando porções de terra, por vezes com suas vegetações, numa simbologia de cores”, relata.
Em “Memórias de um Mar Distante”, as cores suaves e claras predominam, não por acaso. “Todo artista precisa transmitir algo, eu quero transmitir suavidade”.
Sobre Ângela Maria
Ângela Maria Vielitz Mackrodt, natural de Novo Hamburgo (RS), pinta há mais de 30 anos acumulando pesquisas e aprendizados junto a artistas de Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Formada em artes plásticas pela UDF (Universidade do Distrito Federal), aprimorou-se em pintura em tela e em desenho no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre e, mais tarde, no Parque Lage, Rio de Janeiro. Nos estados brasileiros onde viveu participou de inúmeras exposições.
Até 2010, dedicou-se à pintura figurativa, inspirada na arte de suas avós – a paterna desenhava em papel e a materna era designer de moda. A partir de 2011 passou a se aprofundar em pintura abstrata, técnica que a artista considera a maneira ideal de expressar sua sensibilidade.
Atualmente, Ângela Maria faz parte do coletivo de artistas do Ponto dArte.