Agora, os pets podem ter o próprio documento de identidade! Através do Registro Geral Animal (RGA), a Câmara Municipal de Florianópolis fornece uma carteirinha que contém nome, espécie, idade, sexo, raça, e gera um número de identificação único para o cão ou gato, colocado em sua coleirinha.
Para maior segurança do pet cadastrado, os dados do tutor também são armazenados, como nome completo, RG, CPF, endereço e telefone de contato.
Por meio do documento timbrado e numerado, a ação tem como propósito encontrar cães e gatos perdidos, atropelados, abandonados ou vítimas de violência, localizando o responsável através do número do microchip ou do RGA em sua coleira. Além disso, o documento serve como uma ferramenta capaz de facilitar viagens intermunicipais, sendo um banco de dados fundamental à Prefeitura de Florianópolis, que auxilia no reforço da contagem da quantidade de cães e gatos na cidade, formulando políticas públicas de proteção e bem-estar animal, como castração e campanhas de vacinação.
O serviço está disponível de segunda à sexta, das 13h às 19h, na Câmara Municipal, em anexo ao Balcão da Cidadania, localizado na Rua Anita Garibaldi, N° 35, no Centro de Florianópolis.
Para receber a carteirinha na hora, o tutor ou responsável pelo cão ou gato deverá comparecer na Câmara de Vereadores e apresentar os seguintes documentos, sem a necessidade de levar o seu animalzinho:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência em Florianópolis;
- Foto digital do animal;
- Certificado ou número do microchip se o animal possuir;
- Carteira atualizada de vacina, se possuir.
O animal não microchipado deverá ter em sua coleira o número do RGA, juntamente com o contato de seu tutor. Da mesma forma, visando aumentar as chances de localização em caso de desaparecimento do pet, todos os cadastrados devem andar devidamente identificados.
Dúvidas podem ser enviadas pelo WhatsApp, através do número (48) 8434-8608. É possível também ligar para fone (48) 3027-5700 ou (48) 3027-5744.