spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 fevereiro 2025

Revista íntima, que está em julgamento no STF, é tema de espetáculo em Florianópolis

VariedadesRevista íntima, que está em julgamento no STF, é tema de espetáculo...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Sucesso na estreia em 2024, “Revista Íntima”, produção da Cia La Vaca terá única apresentação no dia 7 de março; ingressos estão à venda no Sympla

O Supremo Tribunal Federal (STF) tirou da pauta o julgamento que trata da legalidade da revista íntima para entrada de visitantes em presídios e da validade das provas eventualmente obtidas por meio desse procedimento. A revista íntima, método no qual o visitante tira a roupa ou parte dela e tem suas cavidades corporais inspecionadas, é abordado no espetáculo “Revista Íntima”, que terá apresentação única no dia 7 de março em Florianópolis. Ingressos estão à venda no Sympla.

Iniciado em 2020, em sessão presencial e enviado no ano seguinte para o plenário virtual, o julgamento foi analisado em quatro sessões até ser colocado novamente, em outubro de 2024, no plenário físico. Retomado do dia 6 de fevereiro de 2025, o recurso teve voto de dois ministros: do relator, Edson Fachin, que reconhece a ilegalidade das revistas íntimas vexatórias, e de Alexandre de Moraes, que concordou com a realização da revista se não houver equipamentos de raio-x, desde que o visitante concorde.

O assunto, que é polêmico, é o título do novo espetáculo da Cia La Vaca de Florianópolis. Baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, “Revista Íntima”, que é estrelado por Drica Santos e Milena Moraes, retrata como o encarceramento afeta não apenas as mulheres que cumprem pena, mas também as pessoas que estão fora dos muros da prisão, através da complexa relação entre a mãe de uma detenta e uma policial penal, que se encontram no ônibus que leva ao presídio nos dias de visita.

“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo. 

Sucesso na estreia em 2024, o espetáculo é resultado do projeto Infiltração: teatro e encarceramento feminino na montagem do texto Revista Íntima. Com classificação de 16 anos e duração de uma hora, “Revista Íntima” terá uma única apresentação no dia 7 de março no Teatro Ademir Rosa, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Os ingressos estão à venda no Sympla (www.sympla.com.br/evento/revista-intima/2830097).