spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Resultado do concurso de identidade visual da V Bienal Brasileira de Design será divulgado dia 19

VariedadesResultado do concurso de identidade visual da V Bienal Brasileira de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Os dez melhores trabalhos que participaram do concurso de identidade visual da V Bienal Brasileira de Design de Florianópolis serão anunciados dia 19 pelo Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design (COEB). A seleção será feita na véspera por sete jurados, durante reunião na Capital catarinense, que também sediará o megaevento em maio de 2015. Ao todo, serão avaliados 90 trabalhos. O vencedor do concurso ganhará R$35 mil.

Participam do júri Bruno Porto, designer e curador da Bienal de Design Gráfico da ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil); Lincoln Seragini, consultor de Economia Criativa e proprietário da Seragini/Farné; Adélia Borges, jornalista, escritora e especialista em design escolhida como curadora da V BBD; Roselie Lemos, presidente da SC Design (Associação Catarinense de Design); Marco Aurélio Lobo, coordenador da Unidade de Inovação e Design da Apex-Brasil; Natalino Uggioni, superintendente do Instituto EuvaldoLoddi (IEL/SC); e Beatriz Carneiro, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A festa de premiação, com exposição dos trabalhos, será no dia 4 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Sobre a Bienal

A BBD tem o objetivo de apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design em seu dia-a-dia. Dessa forma, propicia a reflexão sobre o tema e promove a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços.

A primeira edição, realizada em 2006 na Capital paulista, reuniu 35 mil visitantes e 600 produtos. O número de produtos expostos dobrou em 2008, em Brasília, quando a mostra atraiu 40 mil visitantes.

Em 2010, em Curitiba, a Bienal contou com nove mostras espalhadas por seis espaços, que incluíram pavilhões de exposição e parques e teve como temática central "Design, Inovação e Sustentabilidade". Em 2012, foi realizada em Belo Horizonte, com o tema "Diversidade Brasileira". Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão dos eventos esportivos que vão mobilizar o País em 2014 e 2016.

Em Florianópolis, os preparativos para o evento já começaram. Uma exposição com produtos catarinenses que se destacam pelo design rodou Santa Catarina e passou pelo Rio Grande do Sul. Recentemente foi escolhido o nome da curadora, Adélia Borges, que também respondeu pela curadoria da Bienal de Curitiba.

A V BBD é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela FIESC e pela Associação Catarinense de Design (SC Design).