spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Restauração de teatro construído em 1856 avança mais uma etapa em São José

Grande FlorianópolisRestauração de teatro construído em 1856 avança mais uma etapa em São...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Teatro Adolpho Melo, no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis, está cada vez mais perto de reabrir as portas. A segunda etapa das obras de restauração está concluída, sendo que toda a parte externa da construção já foi recuperada. Agora, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo trabalha na finalização do projeto para a terceira e última fase de obras. A expectativa é realizar a licitação ainda nesse ano para começar as obras no início de 2018.

A superintendente da Fundação, Joice Porto, explica que a terceira etapa tem como foco a parte interna do edifício, com a recuperação da parte elétrica, hidráulica, alvenaria, paredes, piso e sistema de drenagem. De acordo com ela, a ideia é entregar o teatro com todas as condições para seu funcionamento. “Estamos fazendo uma restauração completa e técnica, um processo que já era para ter sido feito há muito tempo”, afirma Joice.

As obras começaram com a recuperação do telhado, que estava em uma situação crítica. Nesta etapa, foram investidos cerca de R$ 180 mil repassados pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com contrapartida do Município. Na sequência, foram feitas as obras nas fachadas e esquadrias. Esta etapa contou com recursos da Caixa Econômica Federal, que firmou convênio no valor de R$ 270 mil com o Município.

O restauro do Teatro Adolpho Mello era um pedido antigo da população e também uma necessidade, pois a última intervenção na estrutura do prédio foi realizada na década de 1980 e as condições físicas da edificação estavam bastante comprometidas. O projeto de restauro foi feito em parceria com a Udesc. O objetivo é garantir que o prédio, construído em 1856, volte funcionar como teatro, sem perder sua identidade, já que se trata da mais antiga casa de espetáculo de Santa Catarina e uma das três mais antigas do país.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José.