Um representante da American Bridge voltou a Santa Catarina para discutir detalhes para obras na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O gerente de operações da empresa americana, Kenneth Farrelly, foi recebido pelo governador Raimundo Colombo na manhã desta quinta-feira, 18, na cabeceira da ponte. As informações são da assessoria de comunicação do Governo do Estado.
No encontro, foram discutidos detalhes que precisam ser analisados a fim de se chegar a uma proposta final de restauração da estrutura. Colombo também conferiu as obras que estão sendo executadas pela Construtora Empa na sustentação inferior da ponte. O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, e o secretário da Infraestrutura, João Carlos Ecker, acompanharam a reunião.
O gerente de operações Kenneth Farrelly disse que a American Bridge, mesma empresa que construiu a ponte entre 1922 e 1926, precisou enviá-lo a Santa Catarina para mais uma análise a fim de se ter uma completa noção dos trabalhos que precisam ser realizados. A companhia também tenta adequar o serviço a um cronograma e orçamento adequados sem perder em qualidade.
Paralelo às negociações com a American Bridge, que pode a vir executar a segunda etapa de obras na ponte, o Governo do Estado trabalha na sustentação inferior da Hercílio Luz. O serviço emergencial é necessário para dar segurança às próximas etapas de restauração. O trabalho está sendo executado pela construtora Empa, de Minas Gerais, desde abril. O valor do investimento será de R$ 10,3 milhões, e o prazo de conclusão é outubro.
Agostini relatou que o Governo do Estado está satisfeito com os trabalhos executados pela Empa. “É uma obra bem feita, com planejamento e organização. Vemos uma evolução no dia a dia, e o trabalho está evoluindo dentro do cronograma previsto”.
Histórico da Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.
A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada.