Exposição une fotos de Gill Konell e Mariana Borck no Museu Histórico de Santa Catarina
Os fotógrafos Gill Konell e Marina Borck estão juntos na mostra “Replicâncias Mundi”, aberta desde 8 de abril, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, uma das casas mantidas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
As 24 imagens, 12 de cada um, transitam entre a figuração e a abstração e discutem o efêmero. Konell há dois anos pesquisa fotograficamente os epitáfios, inscrições sobre as lápides em cemitérios de colonização alemã, uma pesquisa sobre o patrimônio histórico de Santa Catarina. Sem caráter documental, algumas das fotos da exposição saíram deste trabalho.
Marina constrói sua coleção na memória familiar, captando imagens em uma fábrica de brinquedos infantis de madeira, que está abandonada. A matéria-prima dos dois é a memória, que ganha outros desdobramentos com a acuidade de seu olhar.
“Replicâncias Mundi” tem curadoria de Rosângela Cherem, Néri Pedroso e Kamilla Nunes. O encontro entre as três, a primeira professora, a segunda jornalista e a terceira aluna, ocorreu em estudos realizados dentro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A exposição fica aberta até 3 de maio. Visitação de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Entrada gratuita.