Quem passou pelo Mercado Público, no Centro de Florianópolis, nesta sexta-feira, 20, pôde apreciar um pouco da cultura local: roda, cantigas e, claro, renda de bilro. Cerca de 30 rendeiras e rendeiros de todas as partes de Florianópolis estão no local confeccionando renda e cantando.
O evento integra a programação da Semana da Rendeira, realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, em homenagem ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, comemorado neste sábado, 21 de outubro.
Trazida pelos açorianos, a renda de bilro era a atividade preferida das mulheres enquanto esperavam os maridos retornarem das pescas. O que era uma forma também de contribuir financeiramente com a família. Com o tempo a renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio cultural de Florianópolis.
Já a Ratoeira era uma brincadeira comum nas décadas de 60 e 70. Na época grupos se reuniam em rodas para cantar versos e prosa. O encontro era realizado, entre outros, para conquistar novos amigos e amores.
No Mercado Público a Roda de Rendeira e Ratoeira ocorre com o objetivo de chamar a atenção e aproximar a população desta tradição, além de despertar o interesse pela arte.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital.