Relação entre Escola e Família é tema de livro que será lançado na Capital
Um debate sobre a qualidade da educação e o papel do adulto nesse processo. Esse é um dos pontos debatidos no livro Família e Escola: a arte de aprender para ensinar, de Albertina Celina de Mattos Chraim, que será lançado no próximo dia 23 de julho na Livrarias Catarinense em Florianópolis.
“A característica fundamental deste livro é solicitar um maior comprometimento do adulto em relação à formação tanto formal quanto informal de seus educandos. Despertar no leitor a possibilidade de projetar-se em cada fase de sua vida. Resgatar, de forma simples, os traços da história do leitor, com a possibilidade de mudar o curso de suas interpretações ao suavizar em grande parte as amarras que o atrelaram a dores humanas”, afirma a autora.
Segundo Albertina, uma das questões mais atuais em relação à educação é a insegurança social, que leva os jovens a escrever suas histórias nas páginas do mundo do crime. “Não podemos permitir que um ajuste de personalidade transforme esses futuros adultos em delinqüentes”, completa. O desfecho da história de cada criança está na qualidade da educação dos adultos ao comprometerem-se nessa escolta. Assim como na natureza, o processo de amadurecimento é lento e, nem sempre, os resultados são imediatos. Portanto, a responsabilidade de uma escolta estruturada no diálogo e na escuta e no autoconhecimento é o caminho mais seguro.
Sobre a autora
Albertina Celina de Mattos Chraim é natural de Florianópolis. Pedagoga com Especialização em Orientação Educacional, Psicopedagogia Clínica e Institucional, é uma das sócias do Núcleo de Atenção Multidisciplinar da Saúde e da Educação e atual Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Santa Catarina – ABPp-SC.
Sobre o evento
Família e Escola: a arte de aprender para ensinar (Ed. Wak; R$ 22,00; 100 págs.) será lançado no próximo dia 23 de julho a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping em Florianópolis, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.