Mais um passo foi dado nesta semana para a implantação do transporte marítimo em Florianópolis. A Equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou ao secretário do Continente João Batista Nunes o projeto que será implantado em caráter experimental.
De acordo com o secretário, o documento será encaminhado à equipe técnica que fará um parecer sobre o projeto.
O projeto foi entregue pelo secretário-adjunto de mobilidade urbana, Adriano José Mafra, pelo gerente de Sinalizações e Abrigos, Dejair Alcides dos Passos,e pelo gerente de planejamento, Lindomar Forte.
O projeto
Durante o passeio teste do transporte marítimo, o trajeto, que de carro seria feito em 40 minutos em horário de pico, foi feito em 15 minutos. Para o início da operação, é necessário apenas que trapiches flutuantes sejam colocados em quatro pontos da cidade: Centro, Canasvieiras, Ribeirão da Ilha e Abraão. A ideia é que o sistema seja implantado neste ano.
O transporte, que tem lugar para 45 passageiros e três tripulantes, ficará em operação por 90 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 90. Ao final do processo, se aprovado o sistema, haverá licitação para exploração do serviço.
Integração
Para quem utiliza bicicleta, a novidade é que futuramente a parte superior do barco poderá ser adaptada. Com isso, haverá lugar para transportar 15 bicicletas comuns e cinco dobráveis.