Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, algumas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis prepararam atividades especiais. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Um exemplo é a Escola Básica Maria Conceição Nunes, localizada no Rio Vermelho, que programou uma semana de atividades. Dentre elas, recebe diversos grupos ligados às tradições das culturas indígena e afro-brasileira. O projeto idealizado pelo professor auxiliar de ensino Paulo Roberto Ricardo visa que os alunos compreendam a formação da cultura brasileira, que além de outras contribuições, teve forte influência dessas duas etnias.
A iniciativa visa também trabalhar a possibilidade de rompimento de imagens não positivas a respeito desses povos, a fim de desenvolver momentos de solidariedade e de integração entre os alunos da unidade e os grupos participantes da semana comemorativa.
Além das atividades já desenvolvidas desde o início da semana, hoje, quarta-feira, será a vez do Grupo de Capoeira e amanhã, quinta-feira, do Maculelê que conta com a participação de alunos da Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial e Coordenadora do Programa de Diversidade Étnico-racial da SME, Sônia Carvalho, a abolição da escravatura no Brasil não livrou as pessoas não mais escravizadas da discriminação racial e de suas consequências nefastas, como a exclusão social, a miséria e a negação. A celebração do Dia Nacional da Consciência Negra é dedicada à reflexão sobre a inserção do povo negro na sociedade e a participação no crescimento e desenvolvimento do Brasil.