Prêmio Melhor Escolha 2024 destaca operadora como líder em velocidade de conexão em várias regiões do país
O Prêmio Melhor Escolha 2024 reconhece os principais provedores de internet fixa em todo o Brasil, oferecendo aos consumidores informações valiosas para suas escolhas de contratação. Recentemente, o prêmio revelou o ranking dos provedores de internet mais rápidos do país.
A Oi Fibra se destacou como a internet banda larga mais rápida em 10 estados, confira:
- Amapá – 89 Mega
- Acre – 100 Mega
- Bahia – 113 Mega
- Ceará – 109 Mega
- Maranhão – 98 Mega
- Rio de Janeiro – 134 Mega
- Rio Grande do Norte – 105 Mega
- Rio Grande do Sul – 128 Mega
- Roraima – 83 Mega
- Santa Catarina – 138 Mega
- Tocantins – 127 Mega
O ranking destaca não apenas a Oi Fibra, mas também a competição acirrada entre os principais provedores de internet do país em oferecer velocidades cada vez mais rápidas para atender às demandas dos consumidores.
No âmbito nacional, a internet Vivo obteve a maior média entre as demais operadoras, chegando a 136 Mega de velocidade. Oi Fibra obteve 128 Mega, seguida pela TIM Ultrafibra com uma média de 119 Mega e Claro com 104 Mega de velocidade.
O estudo avaliou o teste de velocidade de milhões de usuários de operadoras de internet fixa presentes em todo o Brasil, realizados de janeiro a dezembro de 2023, no speed test do Melhor Escolha. “Percebemos que a velocidade da internet está crescendo em todo o país, com uma clara evolução nas ofertas de planos de banda larga, que estão cada vez mais rápidos para atender a demanda de uma sociedade mais conectada”, aponta Hadassa Rodrigues, Gerente de Marketing da plataforma de comparação de planos de internet residencial.
Velocidade da internet cresce em estados e capitais
Dentre as maiores cidades do Brasil, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília tiveram destaque ao registrarem velocidades da internet residencial maiores que a média nacional que é 107 Mega, com Curitiba alcançando 135 Mega de velocidade e tanto Belo Horizonte quanto Brasília registrando 128 Mega.
Pelo segundo ano, o Distrito Federal e o Paraná tiveram a melhor velocidade de internet, registrando uma média de 127 Mega e 116 Mega, respectivamente. Com essa velocidade, as duas regiões superam a média do ano anterior, de 94 Mega para o Distrito Federal e 88 Mega para o Paraná.
O levantamento levou em consideração dados oficiais de acessos da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) sobre os provedores com presença significativa no Brasil e em cada estado. Para serem elegíveis ao ranking do Melhor Escolha, as operadoras deveriam estar presentes nas cinco regiões do país e ter pelo menos 1,5% de participação de mercado e na amostragem da região geográfica avaliada.O ranking completo pode ser conferido na página do Prêmio Melhor Escolha.