spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 novembro 2024

Rafael Horn é eleito presidente da OAB/SC

GeralRafael Horn é eleito presidente da OAB/SC
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com 50,30% dos votos válidos (equivalente a 11.665), o advogado Rafael Horn, candidato da Chapa 1 – Advocacia Unida, foi eleito presidente da OAB/SC nesta quarta-feira, 28. Atual tesoureiro da entidade, Horn comandará a advocacia catarinense no triênio 2019/2021. No total, 24.305 advogadas e advogados votaram nessas eleições em todo o Estado. A diretoria da OAB/SC também será composta por Maurício Voss, como vice-presidente; Eduardo Mello, como secretário-geral; Luciane Mortari, como secretária-geral adjunta e Juliano Mandelli, como tesoureiro.

Eleitos na mesma chapa estão: a advogada Claudia Prudêncio e o advogado Pedro Cascaes como presidente e vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC). A secretária-geral da Caixa será Luciana Franzen e o secretário adjunto Jorge Paixão. O tesoureiro da CAASC será Alexandre Evangelista.

Novo Presidente da OAB/SC

Rafael Horn é advogado, tem 43 anos e é natural de Florianópolis (SC). Formou-se em Direito em 1997 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição pela qual também se pós-graduou. Iniciou o exercício da advocacia ao lado do pai, o advogado Oswaldo José Pedreira Horn, que se transformou em numa sociedade de advocacia que conta atualmente com 12 sócios.

Seu primeiro mandato eletivo foi entre 2007 e 2009, como Secretário-geral, quando autor da proposição que alterou o Regimento Interno da instituição e criou as Turmas de Defesa das Prerrogativas. Em 2010, exerceu seu segundo mandato eletivo na entidade, como Conselheiro Federal (2010/2013).

Na última gestão, (2016/2018), cumpriu seu terceiro mandato eletivo, como Tesoureiro. No cargo foi o responsável por propor e implantar os inéditos: Portal da Transparência; Portal de Compras de Bens e Serviços; critérios objetivos de repartição de recursos para as Subseções; Regras de Governança administrativa e financeira; Renegociação online de débitos com a instituição; pagamento de anuidade pelo cartão de crédito.

Além de exercer a advocacia privada, também exerceu outros cargos como, Vogal da Junta Comercial, nomeado pelo Governador do Estado em 1999 e 2003; Juiz Efetivo do TRE-SC para o biênio 2009/2011, eleito pelo Tribunal de Justiça e nomeado pelo Presidente da República; Presidente do Conselho de Administração do SICOOB Advocacia (2012/2016), eleito por aclamação em Assembleia Geral da cooperativa de crédito.