fique por dentro de floripa

- Esportes - Prova de maior prestígio do ciclismo amador mundial passa por Florianópolis em 2021

11.06.2020

Prova de maior prestígio do ciclismo amador mundial passa por Florianópolis em 2021

11.06.2020
Prova de maior prestígio do ciclismo amador mundial passa por Florianópolis em 2021
Foto: Divulgação

Haute Route Brasil vai passar pela Ponte Hercílio Luz em março de 2021 

Reabertura de inscrições para prova de maior prestígio do ciclismo amador mundial tem compensação cambial para atletas residentes no País 

Listada entre as mais belas estradas do mundo, a Serra do Rio do Rastro será um dos palcos da mundialmente conhecida prova de ciclismo amador Haute Route, que ocorre pela primeira vez na América do Sul em 2021. Durante a competição, marcada para os dias 26, 27 e 28 de março, os atletas também vão subir o Morro da Igreja, em Urubici, pedalar pela histórica Ponte Hercílio e subir o Morro da Cruz, em Florianópolis. No total, a prova terá altimetria acumulada de 5500 metros. As inscrições podem ser feitas pelo site.  

Em três dias, os participantes vão ter a oportunidade de conviver com paisagens tão distintas quanto a Mata Atlântica, a serra catarinense e o Oceano. “Desde 2011, quando ocorreu a primeira prova, a ‘família Haute Route’ percorre estradas por algumas das montanhas mais lindas do mundo. Aqui em Santa Catarina não será diferente”, diz o CEO do Haute Route Brasil, Fernando Palhares. 

Com aproximadamente 25 quilômetros, a Serra do Rio do Rastro tem 284 curvas e foi apresentada como uma das mais belas estradas do mundo pelo jornal inglês The Guardian. Já o Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto do Sul do País. Em Florianópolis, a largada da prova ocorre sobre a Ponte Hercílio Luz, construída há 94 anos e o principal símbolo da capital catarinense. 

Mas nem só de belas paisagens se faz um Haute Route Brasil. Durante a prova, os atletas vão pedalar 222 quilômetros, acumular um ganho total de elevação de 5500 metros e superar trechos de inclinação bastante forte. No primeiro dia, os atletas partem de Urubici e percorrem, 114 quilômetros, com 2,900 metros de altimetria, até a chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro. No dia seguinte, largando novamente de Urubici, são 93 quilômetros de estrada e 2250 metros de ganho de elevação até o alto do Morro da Igreja. A prova em Florianópolis terá 15 quilômetros e inclui a subida dos 350 metros do Morro da Cruz, ponto mais elevado da capital. “A competição é esportivamente bastante desafiadora”, diz Fernando Palhares. “Por isso trabalhamos bastante para garantir todo o suporte aos atletas”. 

Carros de segurança, equipe médica, mecânicos e massagistas preparados para apoiar a recuperação dos atletas entre as etapas da prova fazem parte da infraestrutura oferecida, que inclui ainda hospedagem, alimentação e espaços de convivência. “O convívio entre os atletas e o companheirismo são parte importante do ‘espírito’ da prova”, completa. 

O Haute Route Brasil, inicialmente marcado para setembro de 2020, teve a data remarcada para garantir a segurança dos atletas. Entre meados de março e primeiro de junho, período durante o qual as inscrições ficaram suspensas por conta da pandemia do coronavírus, o Real teve grande desvalorização. Por isso, os organizadores da prova decidiram oferecer uma compensação cambial aos atletas que fizerem a inscrição agora. “A intenção é minimizar o impacto cambial, possibilitando que os atletas tenham condições semelhantes àquelas oferecidas poucos meses atrás”, diz Fernando Palhares. Para fazer a inscrição com a compensação cambial, restrita aos atletas que moram no Brasil, o atleta precisa utilizar o código 20offCambioResidentesBrasil. As inscrições também poderão ser parceladas em seis vezes.  


 

Sobre o Haute Route Brasil

O Haute Route Brasil integra o calendário do Haute Route, que inclui provas também nos Alpes Franceses, nos Alpes Suíços, nos Pirineus, nas Dolomitas e em estradas icônicas de Omã, da China e do México. A competição ocorre nos dias 26, 27 e 28 de março de 2021 e terá como um dos destaques a passagem pela Serra do Rio do Rastro, que liga o litoral à região serrana de Santa Catarina. Em três dias os atletas vão pedalar 222 quilômetros e acumular altimetria de 5500 metros. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Catarinense disputa etapa da Porsche Cup neste fim de semana, em Interlagos

29.09.2020

Catarinense disputa etapa da Porsche Cup neste fim de semana, em Interlagos

Leilão do Instituto Guga Kuerten segue até o final de setembro

24.09.2020

Leilão do Instituto Guga Kuerten segue até o final de setembro

O campeonato catarinense mais difícil da história

15.09.2020

O campeonato catarinense mais difícil da história

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.