As atividades estão sendo realizadas por técnicos do Setor de Patrimônio Histórico do Município.
O próximo passo srá a contratação da segunda fase da prospecção arqueológica, bem como dos projetos complementares.
A antiga Casa de Câmara e Cadeia é o mais antigo imóvel de propriedade da cidade de Florianópolis. Trata-se de um bem cultural construído no século XVIII, de grande valor simbólico por representar a instalação do poder municipal na antiga Vila Nossa Senhora do Desterro.
Considerando a importância deste monumento, o projeto de restauro da antiga Casa de Câmara e Cadeia está sendo elaborado pelo IPUF, através da Gerencia do SEPHAN.
O projeto encontra-se em fase de finalização, sendo que sua conclusão está prevista para início de junho do corrente. A prorrogação do prazo ocorreu devido a questões relacionadas com o orçamento municipal, que não previa recursos para a contratação das ações necessárias para esta etapa. Para a conclusão do projeto de restauro fazem-se necessários a contratação da segunda fase da prospecção arqueológica, bem como dos projetos complementares.
Após a conclusão, o projeto será encaminhado para obtenção de recursos federais para o início da execução da obra de restauro. Ao mesmo tempo será dado prosseguimento ao projeto museológico, que objetiva resgatar a história da cidade de Florianópolis, através da instalação do Museu da História da Cidade.