spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Projeto social Arquitetura do Som reúne crianças em orquestra

VariedadesProjeto social Arquitetura do Som reúne crianças em orquestra
spot_img
spot_img

Compartilhe

Nesta sexta-feira (14), a orquestra das crianças da comunidade de Frei Damião, de Palhoça, irá se apresentar na Assembleia Geral da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC), às 20h, na sede da ACM. É um evento notável que se destaca pela importância da música como ferramenta de inclusão social e cultural. A orquestra comunitária proporciona às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades musicais e sociais, promovendo um sentimento de pertencimento e cooperação dentro da comunidade. 

A ideia da apresentação no evento surgiu do contato do presidente da Academia, o médico Luiz Alberto Silveira, com a fundadora da orquestra, a professora e regente Sheyla Yatsugafu, criadora do Projeto Arquitetura do Som. 

Segundo Sheyla, “a continuidade do trabalho de aprendizagem musical na comunidade de Palhoça, baseado na Arquitetura do Som, tem o potencial de transformar vidas e fortalecer a comunidade.” 

Para Luiz Alberto Silveira “será um momento de celebração e demonstração do poder da música como instrumento de desenvolvimento social e pessoal.” Em 2023, o projeto  Arquitetura do Som alcançou cerca de 1700 pessoas em quatro estados brasileiros, através de workshops, oficinas regulares na comunidade do Frei Damião e apresentações regionais.

CONEXÃO

– A Architecture of Sound teve sua origem no desejo de proporcionar um trajeto tangível e de alta qualidade desde os estágios iniciais da instrução musical, acrescenta a regente Sheyla.

Este método foi premiado desde sua criação, pela vasta experiência de Sheyla Yatsugafu, tanto nos palcos quanto em sua pedagogia musical, buscando estabelecer ligações entre o fenômeno sonoro e as vicissitudes cotidianas. 

A figura central deste empreendimento é Sheyla Yatsugafu, cuja jornada musical começou aos 2 anos de idade, percorrendo cursos nacionais, internacionais e sua graduação em Violino.  Em seu mestrado desenvolveu o conceito da Arquitetura do Som, reconhecido no SIMPOM 2016 como o melhor trabalho nacional de educação musical. Paralelamente, Sheyla foi laureada pelo Ministério da Cultura e FUNARTE. Realizou MBA em Bens Culturais pela FGV(2014).

Além disso, a equipe a qual lidera é ávida praticante dos métodos e técnicas da Arquitetura do Som, permitindo sua aplicação no cotidiano do ensino musical, gerando valor duradouro tanto para os professores quanto para os alunos.