spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Projeto que otimiza atendimento pelo SUS é campeão do Hackaton 2019

TecnologiaProjeto que otimiza atendimento pelo SUS é campeão do Hackaton 2019
spot_img
spot_img

Compartilhe

Sistema pode identificar volume de pacientes propensos a faltar agendamentos

Lucas Araldi, estudante do 2° período do curso de administração da Estácio Florianópolis, é um dos idealizadores do Iabsentech, projeto que pode tornar mais eficientes os atendimentos prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vencedor do Hackathon #DesenvolveSC 2019, o sistema criado prevê com 77% de exatidão quais pacientes devem faltar às consultas, exames ou cirurgias agendados. A partir desses dados, seria possível reduzir filas para quem busca atendimento no SUS. A partir de agora o projeto será aperfeiçoado com apoio do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC).  

O sistema funciona por meio do cruzamento de informações de diferentes bancos de dados e traça o perfil de pacientes que têm a tendência a faltar às consultas. Em 2018,  o absenteísmo representou cerca de 30% dos agendamentos. Com essa ferramenta em mãos, o governo poderá tomar as devidas providências para se prevenir do problema e melhorar a saúde pública para a comunidade. 

“Além de reduzir a ociosidade e o desperdício de recursos, pois o profissional é pago mesmo sem prestar o atendimento, o sistema tem também potencial para reduzir significativamente as filas de espera. O próximo passo, é aumentar de 77% para 90% o nível de precisão, para tornar o atendimento prestado pela SUS ainda mais eficiente”, destaca Araldi.

Promovido pela Secretaria de Estado da Administração, Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), em parceria com o grupo VIA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), o Hackathon 2019, que teve como tema Educação e Saúde pública, reuniu mais de 200 pessoas entre os dias 18 e 20 de outubro na sede do Ciasc na Capital com o objetivo de desenvolver projetos que facilitem a vida do cidadão.