A partir desta terça-feira, 18, o Projeto Orla volta a Associação Catarinenses dos Engenheiros, em frente ao Parque de Coqueiros, na região continental de Florianópolis. A iniciativa foi criada como forma de responder as demandas de ordenamento do uso e ocupação das bordas litorâneas do território nacional, seja pela fragilidade dos ecossistemas presentes, seja pelo crescimento desordenado das cidades, ou pelo aumento dos processos erosivos e das fontes contaminantes. Para saber como participar das reuniões acesse o clique aqui. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
Mais de 70 pessoas participaram nos dias 11 e 12 de março das primeiras reuniões do projeto em 2014. O evento contou com a presença de representantes da Secretária do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Gerenciamento Costeiro no Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e as Secretarias Municipais do Continente, Mobilidade Urbana, Educação, Habitação, Floram e SMDU.
Nos dias 18, 19, 20, 25, 26, 27 de março das 18h30 às 21h30 no mesmo local e no dia 23 de abril no IFSC Continente acontecerá a oficina que vai elaborar um diagnostico através da leitura dos principais problemas levantados.
O Orla prevê a elaboração de um Plano de Gestão Integrada da Orla do Município que traz estratégias para a gestão das áreas litorâneas. Também introduz uma ação sistemática de planejamento da ação local visando repassar atribuições da gestão deste espaço, atualmente alocadas no Governo Federal, para a esfera do município, incorporando normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos e acrescidos de Marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.