Paralisado por conta da pandemia da Covid-19, o Projeto Olhar Amigo retomou suas atividades neste ano e obteve um grande sucesso em atendimentos e doações de óculos. Nesta 6ª edição foram identificadas, na primeira fase, 96 crianças com problemas oculares. A partir desta triagem, o grupo passou por consultas e exames oftalmológicos gratuitos, com os médicos do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF). Dessas, 58 precisaram e receberam óculos de grau.
O objetivo do projeto é ajudar as crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK), realizando exames oftalmológicos e doando óculos de grau para aqueles que precisam do equipamento para enxergar normalmente. O oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do HOF e um dos médicos que realiza o atendimento, conta sobre a emoção que é receber as crianças e os adolescentes do IGK no consultório. “Doamos nossos conhecimentos e nosso tempo para essas crianças que não possuem oportunidade de frequentar um oftalmo regularmente e ao detectar seu problema, damos à ela uma vida nova”, afirma Ernani. Segundo ele, o que pode parecer de início um pequeno gesto, faz toda a diferença na vida de centenas de crianças de baixa renda.
A ação social é feita graças à união de empresas do ramo que se juntaram para atender e suprir as necessidades da meninada com problemas de visão. A presidente do IGK, Alice Kuerten, reforça a importância da ação realizada dentro do Instituto. “Fica sempre uma dúvida no ar, será que a criança tem algum problema neurológico que afeta o aprendizado ou o problema está na visão? E com essa ação solucionamos o caso. O projeto é de suma importância, precisamos ajudar nossos campeões da vida”, resume Alice.
Na linha de frente estão as seguintes empresas: HOF, doando consultas e exames oftalmológicos; Óticas Carol, oferecendo as armações; Repro Essilor Luxottica, as lentes; e Triertec, realizando as triagens nas unidades do IGK. Com os 58 óculos de grau entregues este ano, o Projeto Olhar Amigo soma 551 nas seis edições já realizadas.
Foto divulgação HOF