spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Projeto “NOSSA MÚSICA SC”, da Camerata Florianópolis, retorna com a segunda edição e lança mais cinco videoclipes de músicas autorais catarinenses nesta quinta-feira

VariedadesProjeto “NOSSA MÚSICA SC”, da Camerata Florianópolis, retorna com a segunda edição...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Intitulado “NOSSA MÚSICA SC”, o projeto da Camerata Florianópolis lançado no ano passado e que busca valorizar a riqueza musical e o poder criativo de compositores, bandas e artistas solo do Estado, retorna para a sua segunda edição em 2024 e traz mais cinco músicas autorais, de artistas catarinenses. O lançamento oficial será no dia 8 de agosto, às 20h, na Sala de Cinema do CIC. E a partir também do dia 8, os videoclipes serão lançados nas plataformas de streaming, entrando um por semana (sempre nas quintas-feiras ao meio dia). E no dia 3 de setembro, o público poderá acompanhar ao ar livre a exibição do projeto, na Rua Victor Meirelles – Centro, às 19h.

O coletivo deste ano reúne cinco videoclipes gravados com a participação dos próprios compositores como interpretes, com arranjos de Luiz Gustavo Zago e a Camerata Florianópolis com regência do maestro Jeferson Della Rocca. Os compositores convidados são: Giana Cervi e Vê Domingos, Jesus Lumma, O Rosa, Ana Schurmann e Tijuquera.

Com produção de Maria Elita Pereira, vídeo produzido pela 30 Por Segundo e áudio pelo estúdio The Magic Place, o projeto foi viabilizado através da Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado de SC.

De acordo com o curador do projeto, jornalista responsável pelo Portal Rifferama, Daniel Silva, essas obras são uma grande oportunidade para os artistas locais serem reconhecidos. “Esse projeto é motivo de muita comemoração porque apresenta a música feita aqui no Estado para o mundo inteiro. Os videoclipes deixam um legado, um material de qualidade, uma marca que vai muito além do show”, sintetiza Daniel.

Luiz Zago comenta sobre o cenário de ideias, de composições e de estilos que resultaram em arranjos exclusivos para o projeto. “Tive a oportunidade e a alegria de fazer arranjos de orquestra para esses clipes maravilhosos. Busquei costurar esse diálogo entre cada musicalidade dos artistas e a orquestra, que resultou numa multiplicidade muito bonita”, pontua o arranjador.

Por trás do talento vocal, todos os artistas puderam explorar a criatividade através das cenas. “Foi um processo muito divertido, mas também muito desafiador, porque são músicas de diferentes conceitos; cada um com uma liberdade criativa enorme”, diz Fernando Pereira Oliveira, diretor geral do projeto e coordenador da produtora 30 por Segundo.

O engenheiro de áudio do estúdio The Magic Place, Renato Pimentel, comemora o resultado da segunda edição: “Estamos felizes e orgulhosos de trabalhar novamente com artistas tão talentosos e junto com a Camerata”.

Para o maestro Jeferson Della Rocca, esse continua sendo um dos trabalhos mais bonitos que a orquestra já realizou em seus 30 anos de história. “Essa questão de valorizar o que é bom, de conhecer grandes artistas do Estado, dar o tratamento que eles merecem junto com toda a elegância de uma orquestra e com arranjos trabalhados exclusivamente para esse projeto, isso é o mais incrível”, afirma.

CLIPES GRAVADOS:

Música: Da Fonte até o Mar

Autoria: Giana Cervi e Vê Domingos

Interpretação: Giana Cervi, Vê Domingos e Camerata Florianópolis

Música: Luz Violeta

Autoria: Jesus Lumma

Interpretação: Jesus Lumma e Camerata Florianópolis

Música: No dia de Jorge

Autoria: O Rosa

Interpretação: O Rosa e Camerata Florianópolis

Música: On Us

Autoria: Ana Schurmann

Interpretação: Ana Schurmann e Camerata Florianópolis

Música: Cabelos de Sal

Composição: Márcio DaVila

Interpretação: Tijuquera e Camerata Florianópolis

Fotos: Produtora 30 Por Segundo