spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Projeto “Limpeza dos Mares” nas praias de Camboa e Tinguá, em Governador Celso Ramos, é adiado para este domingo (15) devido às chuvas

Meio ambienteProjeto “Limpeza dos Mares” nas praias de Camboa e Tinguá, em Governador...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A sexta etapa do “Limpeza dos Mares” deste ano foi adiada devido às chuvas que atingiram o estado no final de semana (7 e 8), principalmente no litoral norte. A nova data está prevista para este domingo (15), das 9h às 12h. O projeto fará a coleta de lixo e resíduos das praias, costões e fundo do mar, em Governador Celso Ramos (SC). Para participar, os interessados devem se inscrever pelo endereço: https://www.limpezadosmares.com/  

O projeto da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), do Mundo Mar e da Acquanauta Floripa já recolheu mais de 179 toneladas de resíduos do fundo do mar e encostas em 45 etapas. A ação reunirá voluntários para mais uma importante jornada de preservação e conscientização, às vésperas da temporada de verão.

Reduto do turismo náutico, as praias da Camboa e do Tinguá recebem uma enorme quantidade de embarcações na temporada de verão, em média, 50 mil visitantes, de acordo com balanço do município. A etapa especial será a abertura do verão do projeto e esta etapa tem o intuito de entregar para o turista e morador o local mais limpo.

Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR, destaca que o “Limpeza dos Mares” vai além da remoção de resíduos: “É um projeto de conscientização contínua, sempre trabalhando com as comunidades e escolas para promover a importância da preservação das águas e o impacto das nossas ações no meio ambiente”.

“Cada vez mais contamos com o apoio de voluntários dedicados, desde a comunidade local até mergulhadores, todos unidos para remover o lixo invisível aos olhos, mas extremamente prejudicial ao meio ambiente”, afirma Michele Ferrári, coordenadora do “Limpeza dos Mares”. Na última edição, realizada na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, foram recolhidos 730 kg de resíduos.

Patrocinador mantenedor, o Fort Atacadista reforça seu compromisso com a sustentabilidade e causas ambientais, bem como seu apoio irrestrito ao projeto. “Já estamos caminhando para o oitavo ano consecutivo de apoio a o projeto, tendo a rede Fort Atacadista como patrocinadora mantenedora desta exemplar iniciativa da ACATMAR e outras lideranças que fazem de cada etapa um movimento ainda maior, não apenas para somar voluntários aos mutirões de limpeza como também contribuindo para a conscientização de todas as comunidades pelas quais o ‘Limpeza dos Mares’ passa”, ressalta Simone Cotta, Head nacional de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira.

Realizado pela ACATMAR, Mundo MAR e Acquanauta Floripa, o projeto tem o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista, o apoio institucional da Prefeitura de Governador Celso Ramos através da Secretaria de Educação e Secretaria do Meio Ambiente, Capitania dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Bandeira Azul e Floripa Sustentável. Tem ainda o apoio oficial das empresas Tinguá Bar Flutuante, Marina Blue Fox, Sanáutica, Netuno Geradores, Mano ‘s Comunicação, Navitec, Marina Atlântida, Boatlux, Magic Boats, Poseidon, Sea Side e GCR Guia Turístico. 

SERVIÇO

O QUE? Sexta etapa 2024 do projeto “Limpeza dos Mares”

QUANDO? Dia 15 de Dezembro de 2024. das 9h às 12h

ONDE? Praia do Tinguá e Praia da Camboa, em Governador Celso Ramos (SC)

Inscrições: https://www.limpezadosmares.com/ 

Foto: Mundo Mar