spot_imgspot_img
Florianópolis, 4 novembro 2024

 Projeto Limpeza dos Mares finaliza temporada de 2022 com mais de 130 toneladas retiradas das águas de SC

Meio ambiente Projeto Limpeza dos Mares finaliza temporada de 2022 com mais de 130...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Ultima ação ocorreu em Florianópolis, no canal da Barra da Lagoa

            Foram 10 locais de ação em 2022, mas podem facilmente representar o período mais importante nos 14 anos do projeto Limpeza dos Mares, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), em parceria com diversas instituições públicas e empresas privadas. A última foi no último fim de semana, em um retorno ao canal da Barraa Lagoa, em Florianópolis (SC).

            “Voltamos depois de quatro anos, novamente com mergulhadores, membros da comunidade e demais voluntários. A boa surpresa foi que o lixo retirado diminuiu significativamente, fruto de outro reflexo do projeto, que é a conscientização”, afirma Michele Castilho, diretora do Limpeza dos Mares. Segundo ela, ainda assim foram encontrados pneus, garrafas plásticas e de vidro, cadeiras, isopor, papelão, latas de metal, canos, uma incontável quantia de ‘bitucas’ de cigarro, entre outros resíduos”, alerta.

            Com esta etapa, que reuniu 2,9 toneladas de descartes indevidos, infelizmente o projeto soma agora mais de 130 toneladas coletadas em sua história. “O choque de mostrar os resultados ao público e às comunidades onde atuamos é vital para incutir nas pessoas a necessidade da preservação”, pondera Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da ACATMAR, reforçando que “estamos no caminho certo”.

            Entre diversos apoios, o projeto Limpeza dos Mares tem como mantenedor o Grupo Pereira/Fort Atacadista. “Já são cinco anos juntos e com orgulho. Além do aporte financeiro, a cada nova etapa sempre instigamos colaboradores e a comunidade a prestigiar e ver o quanto cada um de nós pode fazer a diferença”, explica Simone Cotta, gerente nacional de Comunicação corporativa e ESG do Grupo.

Um ano para ficar na história – Foram etapas em locais paradisíacos, como a Ilha do Campeche, a Ilha do Francês e a Ilha do Arvoredo, além de locais com grande concentração de embarcações como o Caixa D`aço em Porto Belo. Também não faltaram rios como o Rio Biguaçu e praias e encostas como o Campeche, Jurerê e Porto Belo.

O projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista. Nesta última edição contou ainda com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiros de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio, Avelisc e das empresas: Marina Verde Mar, Scuna Açoriana, Marina Neném, Marina da Conceição, Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da Ilha, Medilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Hydrofoil Brasil, SUN TECH Protetor Solar, Plastkolor, Freguesia Oyster Bar, Atacado Vitória e Escola de Mergulho Cultura Subaquatica.