spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Projeto Limpeza dos Mares contabiliza 120 toneladas de resíduos recolhidos com etapa da Ilha do Arvoredo

Meio ambienteProjeto Limpeza dos Mares contabiliza 120 toneladas de resíduos recolhidos com etapa...
spot_img

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...

LIDE SC promove debate sobre os rumos do Brasil no CREA Summit 2024

Evento reúne grandes líderes para discutir desafios e oportunidades...
spot_img

Compartilhe

Ação o correu no último sábado, liderada pala Associação Náutica Brasileira (ACATMAR)

O projeto Limpeza dos Mares do último sábado (02) retornou após um ano à Ilha do Arvoredo, ao norte da Ilha de Santa Catarina, no local chamado Saco do Capim, onde é permitido o mergulho. E mais uma vez a surpresa foi encontrar uma grade quantidade de lixo, tanto no costão como agora também no fundo do mar.

No costão, o recorde que encheu sacos e sacos foi as garrafas plásticas de vários tipos e tamanhos – incluindo peças da Malásia e da China. Também foram encontrados muitos calçados, entre sapatos, chinelos e sandálias, vários pedaços de isopor e tonéis de óleo.

Já no fundo do mar, pneus, restos de cabos e redes, pedaços de metal e canos de fero e chumbo. Ao todo foram contabilizados mais de 1,1 tonelada, destinada para reciclagem.

O projeto com isso chegou, na sua 32ª, etapa desde 2014, à triste marca de 120,9 toneladas de resíduos retirados do fundo dos mares, praias, rios e costões de Santa Catarina.

Foram 60 voluntários, entre mergulhadores e a turma que se dividiu entre o costão e a separação do lixo na embarcação-mãe – a Acquanauta III. Além dela, barcos da BOATLUX e da Polícia Militar Ambiental auxiliaram na realização.

O Projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, Mundo Mar, Escola de Mergulho Acquanauta Floripa, e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista. Nesta edição conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Capitania dos Portos de SC, do Corpo de Bombeiro Militar de SC, da Polícia Militar Ambiental SC, da Rede Laço, do NEPOM, do ICMBio e das empresas Companhia da Praia, do Iate Clube Veleiros da IlhaMedilona, da BoatLux, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Plastkolor e Atacado Vitória.

DCIM\100MEDIA\DJI_0931.JPG