Com a proposta de levar música erudita para escolas participantes do projeto Escola Aberta, o Planeta Música fará sua terceira apresentação no dia 27 de junho, às 15h. Para este concerto, a escolhida foi a Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos, localizada na Armação do Pântano do Sul. Os dois primeiros concertos aconteceram no Norte da Ilha, nas escolas Luiz Cândido da Luz e Intendente Aricomedes da Silva. Patrocinado pelo Instituto Votorantim, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o objetivo do programa é criar oportunidade para os alunos vivenciarem a produção musical de forma pedagógica.
Os concertos são realizados pela Orquestra de Cordas Catarinense, composta por 13 instrumentistas profissionais. As apresentações são um misto de concertos e aula, com utilização de recursos multimídias para contar um pouco da história da música erudita e seus instrumentos. O público também recebe, gratuitamente, um livreto, com o programa musical e informações sobre os instrumentos de cordas.
No repertório musical, estão Vivaldi, Mozart, Tchaikovsky, Villa-Lobos e Aron Copland, representando os diversos períodos da música erudita, do barroco ao contemporâneo, passando pelo classicismo, romantismo e modernismo. Para os organizadores, essa é uma maneira de oportunizar a vivência da produção musical erudita de forma lúdica e pedagógica. “Nosso objetivo com esse projeto é contribuir para a formação cultural e educação musical de jovens e crianças”, afirma Eduardo Titton, diretor técnico do projeto.
Para este projeto, as escolas contempladas são as que ficam situadas em bairros mais distantes do centro da cidade, geralmente excluídas das programações culturais. Outros dois encontros já estão com data marcada:
29/08: Escola Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa)
26/09: Escola Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho)