spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Projeto de tecnologia de Floripa pode ser beneficiado por recursos públicos em SC

TecnologiaProjeto de tecnologia de Floripa pode ser beneficiado por recursos públicos em...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Votação ajuda a definir destino de recursos de emendas parlamentares; projeto da ONG Prototipando a Quebrada faz parte da lista

Os cidadãos de Santa Catarina têm a oportunidade de participar ativamente na alocação de recursos públicos por meio do projeto “Você Decide: seu imposto, suas escolhas”, criado pelo deputado estadual Matheus Cadorin (Novo). A iniciativa permite que os contribuintes escolham o destino das emendas parlamentares recebidas por Cadorin, promovendo mais transparência na aplicação dos recursos.

Essas emendas são verbas do orçamento estadual direcionadas aos municípios e instituições, com o objetivo de atender demandas específicas de forma ágil. Com a proposta, os cidadãos podem votar diretamente em projetos que considerem importantes, tornando-se agentes ativos na definição de políticas públicas.

Em 2024, 163 iniciativas foram selecionadas para a etapa de votação. Entre elas está o Projeto Conecta, idealizado pela ONG Prototipando a Quebrada (PAQ), em parceria com o Instituto Padre Vilson Groh, com foco na formação de jovens na área de tecnologia. O Conecta terá duração de um ano e atenderá 60 alunos em Florianópolis, oferecendo trilhas de aprendizagem no mundo tech. A iniciativa busca não apenas qualificar os participantes, mas promover a inclusão social e a criação de oportunidades no mercado de trabalho.

A votação está aberta no link vocedecide.votedigital.com.br/.

Sobre a ONG Prototipando a Quebrada

Criada em 2018, a ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) já formou 190 jovens e atualmente conta com 80 participantes. Mais de 60% dos ex-alunos da organização atuam em empresas de tecnologia, e a ONG já impactou cerca de 5 mil pessoas na região metropolitana de Florianópolis. O PAQ se destaca pela sua metodologia de imersão, que prepara jovens para o mercado tech, e por sua atuação em comunidades periféricas, mobilizando recursos e gerando impacto econômico local.

A ONG é responsável por criar ecossistemas de transformação tecnológica, atuando em quatro unidades na Grande Florianópolis. Além disso, o PAQ conta com uma rede de mentores e parceiros que auxiliam na capacitação dos jovens e os aproximam de oportunidades de estágio e emprego.