Melhorar as condições de atendimento à cerca de setenta crianças do Alto da Caieira do Saco dos Limões, que participam de atividades esportivas na Associação Atlética Esportiva Infantil Vento Sul é o objetivo do projeto social Correndo Atrás, desenvolvido neste semestre por alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.
Idealizada por 42 estudantes do sétimo termo de Administração noturno, a iniciativa busca viabilizar a reforma da sede da entidade, com a construção de dois banheiros e de uma cozinha.
Criada em 2003 pela ex-atleta Geneci Salvadengo, a associação tem como finalidade oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes do bairro, visando mantê-las afastadas das drogas e da criminalidade.
A principal prática desportiva é o treino de corrida, realizado três vezes por semana (às terças, quintas e sábados), a partir das 17h, em uma estrada próxima ao heliponto da Polícia Militar.
Vulnerabilidade social
O local dos treinos foi escolhido por ser uma rua pavimentada. Localizada no Alto da Caeira, no Morro da Cruz, a associação fica próxima ao limite entre as comunidades da Serrinha e de Mont Serrat.
Para tanto ela conta com um apoio financeiro mensal da prefeitura de Florianópolis, que no entanto pode ser comprometido pela falta de estrutura da entidade, a qual ameaça inviabilizar o trabalho social realizado há mais de uma década na comunidade.
Estrutura mais adequada
Segundo a acadêmica Ana Cláudia, voluntária do projeto, a sede da associação, usada para as refeições, tem poucos metros quadrados e espaço insuficiente para as crianças comerem – o grupo costuma se revezar na hora das refeições.
Atualmente, o trabalho promovido por Geneci conta com o apoio do marido, José Salvadengo, presidente da associação. Para eles, o auxílio do Projeto Correndo Atrás pode ajudar a concretizar um sonho antigo: melhorar as condições de atendimento aos jovens da comunidade.
Atividade curricular
Realizado como atividade curricular, vinculada a disciplina de Gerenciamento de Projetos, ministrada na Udesc Esag pelo professor Leandro Schmitz, o Projeto Correndo Atrás será concluído até dezembro.
Desde 2005 o professor Schmitz mobiliza seus alunos de Administração da Udesc Esag em iniciativas com fins sociais – 37 projetos já foram concluídos, beneficiando quase 20 entidades.