spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Projeto cultural gratuito celebra o mês das crianças em Florianópolis

VariedadesProjeto cultural gratuito celebra o mês das crianças em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Trabalho de autoria compartilhada direcionado ao público infantil, “Papel-mundo” chega a 2ª edição para celebrar as estratégias poéticas vivenciadas pelas crianças no mês dedicado a elas. A partir desta segunda-feira, 3, até o dia 21 de outubro, haverá lançamento dos novos títulos da coleção, além de exposição desenvolvida a partir do material de criação dos livros e atividades lúdicas com as crianças, no Espaço Cultural Governador Celso Ramos, na Av Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis. Todas as ações são gratuitas.

 “Papel-mundo” parte de relatos de vivências, sonhos e memórias fantásticas para elaborar narrativas literárias (recontos), ilustrações e desenhos gráficos conjugados em livros que são expostos em um ambiente lúdico – com estímulos sensoriais para as narrativas inventáveis.  A coleção apresenta títulos de histórias reais ou imaginárias de mulheres de idades diferentes – Clara Moreiras Sena Maia Bretas, 6 anos, Laura Antonow, 60 anos, e Carol Gesser, 30 anos – recontadas pelo poeta e escritor Dennis Radünz. Cada uma delas traz ilustrações de um artista diferente: Flávia Fernandes, Maurício Muniz e Carla Lado B.

 Novamente patrocinado pelo Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, “Papel-mundo” é um projeto colaborativo horizontal, que tem à frente Vanessa Schultz, curadora e idealizadora, e a produtora cultural Denise Bendiner. A primeira edição aconteceu em 2013, com mais de 1.000 visitantes e distribuição de 3.000 exemplares dos livros.  O sucesso da iniciativa levou a reedição da ideia, agora com novas histórias.

 “Os livros são resultados de um ciclo criativo contínuo, que parte de uma experiência oral (real ou imaginária), passa pelo processo de reorganização e escrita, depois de ilustração e desenho gráfico, e que será contada novamente, pelas crianças que vão ler os livros e ser estimuladas a criar suas próprias histórias”, explica Vanessa. Segundo ela, o título do projeto remete ao conceito “o mundo onde o papel de cada um é descobrir e escrever de novo o mundo“.

 Durante o período da exposição, as crianças poderão participar de diferentes atividades como contações de histórias e visitação mediada com atividades de criação narrativa. Ao final, vão levar para casa um exemplar de cada um dos livros e também um em branco, para criar e contar sua própria história. Ainda serão agendadas visitas com alunos de escolas públicas da Capital, cujas bibliotecas também irão receber as edições.

Agendamento para escolas: papelmundo2016@gmail.com

 CONHEÇA AS HISTÓRIAS

 “Declaração Universal dos Direitos das Garotas de Seis Anos”

Histórias de Clara Moreiras Sena Maia Bretas, 6 anos, da convivência com a mãe cientista, dos amigos imaginários dela e de um trânsito constante entre o mundo visível e invisível. Galinhas, cachorros da raça “dálmata ao contrário”, uma unicórnio chamada Blai Blai e atividade de canoagem com colchão podem ser encontradas na publicação. As ilustrações são de Flávia Fernandes artista gráfica formada pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).
 
“Lá, antigamente, eu voava devagar”
A delicada história de Laura Antonow, 56 anos, sobre o sonho de voar. Pequena ainda, ela trabalhava, morava longe da família, sentia saudades de casa e voar com sua linda camisola rosa era um momento maravilhoso de expressão seu ser e de seus desejos. As ilustrações são de Maurício Muniz, artista que vive na Ilha de Santa Catarina e que atua em diferentes suportes – pintura, fotografia, vídeo e instalações e voa de asa delta.
 
“O meu amigo verde”
Memórias de família da produtora audiovisual Carol Gesser, 30 anos, que foi visitar aq primeira edição do Papel-mundo e disse à curadora Vanessa que tudo aquilo a fez lembrar do colega de se pai, um “fiscal da Fiscalização do Fisco Fiscalizante”. Sim, para a Carol de sete anos, o pai trabalhava com um jacaré de verdade verdadeira. As ilustrações são de Carla Lado B, bacharel em desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais que vive e trabalha em Florianópolis. A artista trabalha com ilustração e fotografia.
 
 SERVIÇO

O quê: Lançamento dos livros e abertura da exposição de “Papel-mundo”.
Quando: 3 de outubro, às 9h. Visitação até 21/10, segunda a sexta-feira, das 9 às 19h.
Onde: Espaço Cultural Governador Celso Ramos, térreo da agência BRDE Florianópolis, 
av. Hercílio Luz, 617, Centro, tel.: (48) 3221-8100.
Quanto: Gratuito.