spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Projeto Culturaberta oferece 17 oficinas gratuitas e prevê quatro festivais abertos ao público ao longo do ano

VariedadesProjeto Culturaberta oferece 17 oficinas gratuitas e prevê quatro festivais abertos ao...
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Com fomento do Brasil Atacadista via Programa de Incentivo à Cultura, a proposta valoriza o trabalho artístico autoral catarinense

Florianópolis, 17 de março de 2023 – O projeto Culturaberta é lançado nesta quarta-feira reunindo um coletivo de 16 artistas catarinenses e radicados em Florianópolis para oferecer gratuitamente oficinas de música, dança, circo, artes visuais, literatura e educação ambiental à população. Com o principal objetivo de impactar positivamente a sociedade com acesso à arte e à formação cultural, a proposta também chega para minimizar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19 ao setor da cultura. Segundo pesquisa realizada pela Unesco em parceria com a Universidade de São Paulo e o Sesc, a cultura foi a mais atingida pelo isolamento social, com uma queda de faturamento de 50% a 100% para mais da metade dos cinco milhões de trabalhadores da área.

A realização das 17 modalidades de curso, que abrigarão cerca de 200 alunos de todas as idades, incluindo grupos minoritários, foi garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura. O PIC permite que empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) possam incentivar projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente. “A proposta do projeto Culturaberta, de promover a cultura popular, está conectada com a marca do Brasil Atacadista. Estamos felizes por valorizarmos juntos quem faz arte em nossa terra e por contribuir para que as pessoas tenham acesso à produção artística, em toda sua riqueza e diversidade”, afirmou Ulysses Horn, Gerente de Marketing do Brasil Atacadista.

A proposta conta com a parceria da Matura, no Campeche, que vem se firmando como um importante espaço multicultural da cidade ao entregar uma programação artística variada e de qualidade, desde a flexibilização do lockdown. Seu proprietário e gestor, Marcelo Ribeiro, é um dos idealizadores do Culturaberta e esclarece que a iniciativa “nasceu da ideia de converter as oficinas, que já realizamos na Matura de modo privado, em um grande projeto que garantisse a remuneração dos professores de forma contínua e que ampliasse o acesso da população à formação em diversas expressões artísticas”.

Além das oficinas, que serão ministradas por renomados artistas da cidade, o projeto prevê a produção de quatro festivais, nos quais os alunos poderão apresentar seus trabalhos ao público, empoderando-se do palco. “Neste sentido, pensando a partir da importância de um palco com sonorização, iluminação, características profissionais que permitem o encantamento do público, os festivais são grandes facilitadores para os alunos se destravarem e se permitirem dominar o espaço. Será uma experiência muito valiosa para a formação dos alunos”, comenta Osvaldo Pomar, coordenador artístico, professor de percussão e proponente do projeto. As inscrições gratuitas estarão abertas a partir de 27 de março no site www.culturaberta.com.br.

Site: https://culturaberta.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/projetoculturaberta/