A edição desta segunda-feira, 14, do projeto Cinema na Praça exibirá o documentário brasileiro A Alma da Gente, a partir das 20h. O evento é aberto ao público, sendo que o filme é projetado nas paredes da Igreja Matriz, no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis.
Dirigido por Helena Solberg e David Meyer, o filme mostra os diferentes destinos de pessoas marcadas pela transformação por meio da arte. Os personagens são 60 adolescentes do Corpo de Dança da Maré, grupo coordenado pelo coreógrafo e educador Ivaldo Bertazzo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Produzido em dois tempos, com um intervalo de 10 anos, o longa-metragem tem início em 2002, quando os realizadores filmaram o dia-a-dia dos ensaios dos integrantes do grupo de dança.
Promovido pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, e em parceria com o SESC, o Cinema na Praça ocorre sempre na segunda-feira após a Feira da Freguesia, com o objetivo de fortalecer as atividades de revitalização e ocupação dos espaços comunitários e promover a circulação da população josefense.
O superintendente da FMCT, Carlos Eduardo Martins, destaca que o objetivo do projeto é ocupar as ruas com arte e aproximar a comunidade do cinema e da cultura. “A ligação afetiva da população com o cinema é histórica em São José, a cidade já abrigou cinemas e atividades de exibição ao ar livre”, lembra o superintendente.
Os filmes transmitidos durante o Cinema na Praça são selecionados a partir do caráter formativo, favorecendo a consciência crítica para entreter e divertir, com autorização para exibição pública e gratuita.