spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Projeto Cascaes 100+1 traz show em homenagem ao artista

VariedadesProjeto Cascaes 100+1 traz show em homenagem ao artista
spot_img
spot_img

Compartilhe

A partir das 17h do sábado,(31/10), a Festa pra Cascaes é na Praça das Alfaias, bairro de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, com abertura de Andréa Rihl e Frankolino. Criada para o projeto Cascaes 100+1, a banda Frankolino é formada por Denise de Castro, Marcelo Muniz, Baixinho, Jorge Lacerda, Silvia Beraldo, Carlos Augusto Vieira e Chico Thives, com a participação de Julia Muniz. Juntos, eles executam músicas (ver relação abaixo) inspiradas em personagens e narrativas do escritor.

Algumas músicas, como Festa pra Cascaes, de Denise Castro, foi especialmente composta para esta homenagem. Na abertura, a atriz Andréa Rihl apresenta o boneco FranKolino, com rezas e outros textos de Cascaes e, a seguir, o grupo Gente da Terra. Caso chova, o show será no ginásio de esportes do Clube Avante.

Produzido pela Exato Segundo, o projeto Cascaes 100+1 em comemoração aos 101 anos de nascimento de Franklin Cascaes inclui uma mostra permanente de desenhos em bico de pena e reproduções de esculturas de Cascaes no Terminal Integrado do Centro (Ticen), onde também são distribuídos panfletos com rezas, benzeduras, reproduções de desenhos e outros textos do artista e historiador, além de esquetes de teatro com os mesmos temas. Esta é a primeira vez que Cascaes recebe uma homenagem à altura de sua obra em Florianópolis. O Cascaes 100+1 abriu na última sexta-feira, dia 16, quando o escritor completaria 101 anos, e vai até o dia 14 de novembro.

Até lá, 32 reproduções de esculturas, 26 desenhos, 10 manuscritos estarão em exposição no Ticen. Serão exibidos quatro filmes sobre Franklin Cascaes e sua obra e realizadas oficinas e aulas de desenho. Em diferentes pontos da cidade, como dia 26 de outubro no Pântano do Sul e no próximo sábado (7 de novembro) no Ribeirão da Ilha, acontecem cinco shows musicais com a banda Frankolino e convidados. Tudo isto faz parte da programação do projeto Cascaes 100+1, com agenda gratuita e um público estimado em mais de um milhão de pessoas.

Este projeto da Associação dos Amigos do Museu Universitário é produzido pela Exato Segundo Produções Artísticas, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte através do Funcultural. As ações contam ainda com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina via Secretaria de Arte (SecArte) e do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral; da Fundação Catarinense de Cultura; da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Secretaria de Educação de Florianópolis. O projeto tem o apoio da COTISA, da Rádio CBN Diário, da Cinemateca Catarinense e do grupo Teatro em Trâmite.

Repertório da Banda Francolino: “Festa pra Cascaes” de Denise de Castro;“Carro de boi” de Franklin Cascaes, Marcelo Muniz e Alisson Mota; “VidaFiandeira” de Luiz Teixeira e Berenice; “Martim Balaieiro” de ValdirAgostinho; “Lua Mansa” de Alisson Mota; “Areia” de Marcelo Muniz; “Itaguaçu”de Oswaldo F. de Melo; “Alma Açoriana” de Jorge Coelho; “Palha Cabana Mar”de Nilo Conceição; “Brincadeira de Boi” de Sílvia Beraldo.

Mais informações: www.exatosegundo.com.br/cascaes