O começo das aulas nas escolas públicas de Florianópolis não envolve apenas alunos, professores e membros da comunidade escolar. Para 2014 está prevista a participação de 350 profissionais da saúde integrando o Programa Saúde na Escola.
A iniciativa é destinada aos alunos de seis a 14 anos de idade das 36 unidades de educação básicas municipais e 33 estaduais da cidade.
Esse ano cerca de 15 mil alunos passarão por testes de oftalmologia. Esse exame é realizado a cada dois anos e Florianópolis pelo PSE e tem como meta triar todos os educandos verificando se há dificuldade visual que implique em sua aprendizagem.
Na questão nutricional, os estudantes são pesados e medidos anualmente para um acompanhamento nutricional e a promoção de uma alimentação saudável, e prática de atividades físicas.
No quesito auditivo, não existe um teste padrão, mas através de observações dos próprios professores ou queixas do aluno, a equipe entra em contato com a família que deve buscar uma investigação com as equipes de saúde.
A saúde bucal atinge 41 unidades de educação infantil e 36 do ensino fundamental. Além das áreas de audição, visão, higiene bucal e nutrição o PSE trabalha também a promoção de práticas esportivas, drogas e sexualidade.