O programa de cooperação e mobilidade universitária Erasmus Mundus, da União Europeia (UE), está com inscrições abertas de bolsas para alunos e servidores do consórcio IBrasil, formado por nove instituições de ensino superior da Europa e 11 do Brasil, entre as quais a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que participa dessa ação de intercâmbio pela primeira vez. As informações são da Agência Alesc.
Até 16 de fevereiro, alunos, professores e técnicos da Udesc podem se inscrever no site oficial para as universidades de Babes-Bolyai (Romênia); Castilla-La Mancha (Espanha); Hochschule Darmstadt (Alemanha); Lille (França); Luxemburgo (Luxemburgo); Patras (Grécia); Porto (Portugal); Roma (Itália); e Zilina (Eslováquia).
O auxílio da União Europeia inclui as despesas de deslocamento, seguro e mensalidade em todos os tipos de bolsa oferecidos.
Categorias
As bolsas de graduação, de mil euros mensais, serão distribuídas por um ou dois semestres, para Pedagogia e quatro cursos de Engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Produção e Sistemas. Para participar, os acadêmicos já devem ter concluído, com êxito, um ano de estudos no mínimo.
No doutorado, que tem vagas em Ciências de Materiais e Engenharia Elétrica, o benefício de 1,5 mil euros valerá por seis ou dez meses para a categoria sanduíche.
Os interessados em pós-doutorado precisam ter obtido o doutorado nos dois últimos anos para concorrer a bolsas de 1,8 mil euros em três opções de Engenharia (Civil, Eletrônica e Mecânica), além de Ciências de Materiais, para um período de seis meses.
Para professores e técnicos que se encaixam na categoria "Equipe Acadêmica e Administrativa", há bolsas de 2,5 mil euros para cursos de capacitação, com duração de um mês.
Mais informações podem ser obtidas no site do IBrasil e com a instituição que coordena o consórcio no País, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), pelo e-mail erasmus@reitoria.unesp.br.
Sobre o programa
Criado em 2004, o Erasmus Mundus promove a excelência da educação superior e da pesquisa dos países europeus e, ao mesmo tempo, reforça os laços acadêmicos com nações de todo o mundo.
O nome do programa homenageia o teólogo e humanista holandês Desiderius Erasmus Rotterdamus (Erasmus de Roterdã), um dos principais pensadores do século 15. A palavra "mundus" vem do latim e significa "mundo", tendo em vista o alcance global do programa da União Europeia.