Na próxima quinta-feira, dia 1º, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação continua o seu programa público para ampliar as metas do Plano Educativo. No terceiro de quatro encontros inaugurais da ação Instituto Conversa, o convidado é Ylmar Corrêa Neto, colecionador, pesquisador de arte, médico neurologista e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A fala “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros” quer atrair pessoas interessadas ou envolvidas com coleções de arte e, também, criar o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC) que deve realizar um encontro a cada dois meses para debater temas relativos ao colecionismo contemporâneo.
Como pesquisador e colecionador, detentor da Coleção Catarina, Ylmar já organizou e escreveu livros sobre Martinho de Haro (1907-1985), Eli Heil (1929-2017) e Paulo Gaiad (1953-2016) e fez a curadoria de exposições de Eli Heil, Rodrigo de Haro (1939-2021), Carlos Asp, Gaiad e do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). Ele irá coordenar o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros, que leva na sua logomarca um detalhe da obra “Coqueiro do Brasil” (1815), de Louis Choris ([1795-1828), uma litogravura aquarelada, gravada por Louis Choris e Langlumé. A obra integra a Coleção Catarina.
Expansão do olhar
O programa Instituto Conversa propõe reflexão e construção de sentidos em torno do próprio instituto, do conceito curatorial, do colecionismo e da história da arte brasileira. Em formato híbrido, presencial e virtual, a iniciativa conta com convidados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, que possibilitam aprendizagem e diálogo de temas estruturantes sobre a teoria e o sistema de arte.
Além da proposta curatorial que busca a expansão do olhar sobre temas históricos nas artes visuais, a intenção é discutir sobre o sentido social na disponibilização de obras inéditas no contexto expositivo de Florianópolis, as possíveis conexões de acervos com o tempo presente e outras nuances reflexivas. O Instituto Conversa é aberto e gratuito. O público pode participar mediante inscrição com vagas limitadas.
Vocação socioeducativa
O Plano Educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação aposta na formação a partir da visibilidade da Coleção Collaço Paulo com atividades, abertas e gratuitas, em torno de sete eixos voltados ao atendimento do público constituído para diferentes interesses e faixas etárias. Essas ações – visitas educativas, percursos, práticas imersivas, materiais educativos, formação com professores, sábados com arte e programas públicos –adotam uma série de recursos, de jogos e propostas lúdicas, de diálogos, reflexões e encontros que podem ocorrer em diferentes ambientes do instituto: no ateliê de imersão, nas áreas de convivência ou no próprio espaço expositivo.
Os programas públicos, por sua vez, almejam estimular pesquisas e discussões em torno das propostas curatoriais com ciclos de debate, encontros abertos, lançamentos editoriais e apresentações de temas que articulem as problemáticas da coleção e das exposições. A intenção é amplificar a dimensão educativa do instituto ao conectar-se com outras instituições e pesquisadores, além de criar material de documentação e estudo. Os programas públicos ideados são o Instituto Conversa, Instituto Estuda, Instituto Homenagem, Instituto Entrevista e o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC).
Primeiro Instituto Conversa
O Instituto Conversa se articula em uma fala do pesquisador convidado com duração aproximada de 40 a 60 minutos, seguida de uma conversa aberta com o público de mais 30 minutos. No próximo dia 1º, às 19h30, de modo presencial, Ylmar Corrêa Neto inaugura o programa Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC). Na ocasião, ele aponta os objetivos da iniciativa que quer produzir conversas e reflexões sobre colecionismo.
Virtualmente, pelo Youtube, no dia 15 de dezembro, às 19h30, “O Pré-Modernismo de Eliseu Visconti”, é o assunto de Denise Mattar. Visconti (1866-1944), um dos artistas mais importantes da Coleção Collaço Paulo, foi aluno de Victor Meirelles (1832-1903) na Academia Imperial de Belas Arte. Estratégico no entre séculos 19 e 20, o pintor italiano desponta como o grande precursor na transição do cânone acadêmico para as rupturas do modernismo.
Francine Goudel, curadora-chefe do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, abriu o programa Instituto Conversa de modo presencial, no dia 3 de novembro, com a abordagem “Mais humano: Como Nasce uma Exposição e um Centro de Arte e Educação”. Em 17 de novembro, em formato virtual, pelo Youtube, o tema “Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias” possibilitou um diálogo com Ana Maria Tavares Cavalcanti.
SERVIÇO
Instituto Conversa
O quê: Instituto Conversa, “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros”, com Ylmar Corrêa Neto
Quando: 1.12.2022 (quinta), 19h30 às 21h
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito
Inscrições: contato@institutocollacopaulo.com.br
Capacidade de público: 34 pessoas
O quê: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”
Quando: Até 21.1.2023, segunda a sábado, 13h30 às 18h30
Onde: Rua Desembargador Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis Quanto: Gratuito
AGENDA INSTITUTO CONVERSA
01.12.2022, às 19h30, no Instituto Collaço Paulo
“Um Clube de Colecionadores em Coqueiros”, com Ylmar Corrêa Neto (SC)
15.12.2022, às 19h30, pelo Youtube
“O Pré-Modernismo de Eliseu Visconti”, com Denise Mattar (SP)
Já realizadas
3.11.2022, às 19h30, no Instituto Collaço Paulo
“Mais humano: Como Nasce uma Exposição e um Centro de Arte e Educação”, com Francine Goudel (SC)
17.11.2022, às 19h30, pelo Youtube
“Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias”, com Ana Maria Tavares Cavalcanti (RJ)
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