Programa aposta em indicadores e metas para ajudar empresas a alcançarem resultados
O Programa de Gestão Avançada (PGA), do Sebrae/SC, que aposta em indicadores e metas para ajudar empresas a alcançarem resultados, iniciou sua turma de 2021/2022 no mês de maio, nas cidades de Florianópolis, São Miguel do Oeste, Chapecó e Joaçaba. A próxima turma terá início no mês de junho, na cidade de Blumenau. No programa é realizado um plano empresarial com foco em resultados, ajudando a criar um modelo inovador e estratégico de negócio. Interessados em participar podem acessar o link https://promo.sebrae-sc.com.br/pga.
O Programa foi desenvolvido exclusivamente para empresários de pequenas e médias empresas, com mais de 10 colaboradores, e oferece soluções exclusivas e personalizadas, que contribuem na modernização do modelo de gestão e no aprimoramento da capacidade gestora do empresário, melhorando os resultados do negócio.
Com duração média de 15 meses, o PGA é ofertado nas modalidades presencial e digital. São ao todo 60 horas de workshops, com mais 152 horas de consultoria individual e 16 horas de avaliações da equipe técnica, no próprio processo de consultoria.
"Uma equipe de consultores especializados capacita e faz consultoria com as empresas participantes, trabalhando quatro áreas da gestão, Administração Financeira, Gestão Comercial e Marketing, Gestão de Processos e Gestão de Pessoas. Temos um consultor que realiza o planejamento com a empresa, e quatro especialistas que executam esse planejamento em conjunto com a empresa. Nos últimos dois meses, trabalhamos para fazer a adaptação da empresa, para que ela possa continuar executando o planejamento de forma autônoma", afirma Gabriel Marchetti, Analista de Negócios do Sebrae/SC.
Valter Biason, proprietário da Allkaz Equipamentos, empresa de Biguaçu, na Grande Florianópolis, especializada em máquinas de ensacar areia e brita, participou da turma de 2018/2019 do Programa de Gestão Avançada, além de outros cursos e consultorias do Sebrae/SC para alavancar a empresa, e obteve excelentes resultados. O equipamento é revolucionário neste setor e a empresa detém a patente internacional desta invenção.
"O PGA foi muito proveitoso para nós, não só na questão de conhecimento, mas em vendas e produção também. A margem de lucro aumentou muito, de uma forma muito satisfatória. Quando participamos do programa, tínhamos cerca de 10 colaboradores e hoje aumentamos para 30 colaboradores, além de praticamente triplicar o faturamento da empresa. A Allkaz já exportou para mais de 20 países do mundo, incluindo países da América Latina, América Central e África. Agora, estão indo máquinas para os Estados Unidos. Foi gratificante o trabalho que fizemos no Sebrae/SC, nos trouxe crescimento e resultados excelentes, além disso, possui profissionais muito qualificados", afirma Valter.
As empresas passam por quatro fases. Na primeira, é realizado o diagnóstico empresarial preliminar, que avalia as práticas de gestão implementadas na empresa. Na segunda, há uma aula inaugural, definição das estratégias e a construção do plano empresarial. Na terceira, é realizada a gestão dos resultados. Por último, é feita a consolidação dos resultados, revisão estratégica e novo plano empresarial.
Gabriel explica que a ideia principal do programa é implantar uma gestão mais avançada e profissional na empresa, baseada em indicadores de desempenho. "Com a análise dos indicadores, é possível tomar a melhor decisão. Com a participação no programa, as empresas se desafiam a atingir resultados, e atingem, justamente por causa do acompanhamento contínuo dos consultores do Sebrae/SC", conclui.
Principais benefícios do PGA:
-
Garantir a estabilidade e consolidar o negócio no mercado;
-
Definir objetivos e expandir a visão estratégica da empresa;
-
Aprimorar a gestão empresarial;
-
Capacitar os executivos das principais áreas de gestão;
-
Desenvolver o Plano Empresarial;
-
Implantar maior controle dos processos, gerando maior produtividade e lucratividade;
-
Criar uma rede de relacionamento com os participantes do PGA, possibilitando trocas de experiências;
-
Transformar a empresa em um modelo de negócio baseado em dados e indicadores;
-
Definir um novo patamar de resultados.