spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Professores e alunos da Udesc Esag atenderão demandas de comunidades locais

GeralProfessores e alunos da Udesc Esag atenderão demandas de comunidades locais
spot_img
spot_img

Compartilhe

Trabalho envolve turmas da 6ª fase da Administração Pública. Parceria entre Observatório da Udesc Esag e Fórum Ecoar tem produzido diagnósticos e soluções – foto: Ana Duarte/Udesc Esag

Professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberam 13 propostas de organizações comunitárias de Florianópolis para trabalhos de assessoria técnico-acadêmica voltados à busca de soluções para demandas das próprias comunidades. As demandas serão avaliadas e as que foram selecionadas como viáveis serão trabalhadas por estudantes do curso de Administração Publica do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).


Os estudantes, orientado por professores, farão as assessorias como parte de um trabalho integrado entre várias disciplinas, previsto no currículo do curso para as turmas da 6ª fase. A iniciativa é também resultado de uma parceria das disciplinas com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis, programa da Udesc Esag, e o Fórum de Governança EcoSocial de Bens Comuns de Florianópolis (Fórum Ecoar), formado por 40 organizações comunitárias.

As organizações sociais que integram o Fórum Ecoar foram convidadas a se inscrever na iniciativa, apresentando suas demandas. Agora, as 13 propostas apresentadas serão analisadas pelos professores da Udesc Esag, para que sejam verificadas quais podem ser atendidas nas disciplinas do curso ao longo deste segundo semestre de 2024. A lista das demandas selecionadas deve ser divulgada na próxima semana.

Parceria

A iniciativa é mais um desdobramento de uma parceria entre o Observatório e o Fórum Ecoar iniciada em maio de 2023. Ela começou com a Jornada de Questões Urbanas, série de encontros que resultou na coprodução do documento Diagnóstico Participativo: Olhares dos Distritos Sobre a Cidade, lançado em 13 de junho de 2024.

O documento traz um amplo levantamento de urgências, potências, demandas e prioridades dos distritos de Florianópolis. Também descreve a rede de atores que atuam com as questões urbanas, além cruzar as prioridades com as ações de extensão das universidades públicas locais – Udesc, Universidade Federal (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Trabalho integrado

O trabalho que os professores e estudantes do curso de Administração Pública farão agora, em parceria com o Observatório e o Fórum Ecoar, é a segunda edição do trabalho integrado já realizado no primeiro semestre de 2024. Foram então atendidas prioridades de duas regiões da cidade, com quatro trabalhos voltados a comunidades do distrito da Trindade e outros cinco de Ratones.

Além dos trabalhos, foi realizado um evento público em parceria com o Fórum Ecoar, em 24 de junho. O encontro permitiu tornar públicos e debater os resultados dos trabalhos e as demandas levantadas no Diagnóstico Participativo, com a presença de vários pré-candidatos à Câmara de Vereadores e Prefeitura de Florianópolis nas eleições de outubro.

Saiba mais sobre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag.

Conheça o Fórum Ecoar.