spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Professor José Isaac Pilati participa do Círculo de Leitura de Florianópolis nesta quinta-feira

EventosProfessor José Isaac Pilati participa do Círculo de Leitura de Florianópolis nesta...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Professor de Direito Romano, Direito Civil e Tutelas Coletivas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), José Isaac Pilati é o convidado da edição de agosto do Círculo de Leitura de Florianópolis, marcado para as 18h30 desta quinta-feira, 29, na Sala Harry Laus na Biblioteca Central da UFSC. Sua recém-lançada tradução da obra “Digesto de Justiniano – Livro segundo: jurisdição”, uma das atrações da 17ª Feira do Livro da EdUFSC, que vai até 12 de setembro no Centro de Convivência da Universidade, deverá mobilizar parte dos debates no Círculo. As informações são da Agecom. 

Advogado desde 1974, Pilati tem sua teoria estampada no livro “Propriedade e função social na pós-modernidade”, lançado pela Lumen Juris, do Rio de Janeiro, que já tem três edições. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1973), ele é mestre (1989) e doutor (1995) em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor associado IV. Também atuou no serviço público estadual (Secretaria da Saúde e Departamento de Saúde Pública de Santa Catarina 1980-1990) e foi juiz do TRE/SC na classe de jurista de 2005 a 2007.

Presidiu a Academia Desterrense de Letras e a Academia de Letras de Palhoça, é membro da Academia Catarinense de Filosofia e da Academia Sul Brasileira de Letras e vice-presidente da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej), além de fazer parte da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. “Digesto de Justiniano”, que saiu pela EdUFSC, em parceria com a Fundação José Arthur Boiteux (do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade), é traduzido diretamente do latim.

Em entrevista, o tradutor de “Digesto” diz que procura fazer uma relação direta da realidade com as fontes clássicas. “Admite-se que os protestos que incendeiam o mundo e o Brasil hoje não encontram resposta nas instituições que praticamos. Sim, nossos políticos e juristas poderiam ter recebido, mas não receberam formação jurídica adequada, dado que rompemos com os modelos participativos que a humanidade já vivenciou”, diz. Pilati pensa que “o nosso Direito sabe lidar com questões entre indivíduos, mas não sabe lidar com os grandes conflitos de massa, justamente aqueles através dos quais se absorvem as grandes mudanças”.

O Círculo
O Círculo de Leitura de Florianópolis é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros intelectuais sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Oldemar Olsen Jr., Fábio Bruggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do Círculo.