A falta de informações claras ao consumidor quanto ao uso da tecnologia 4G em Florianópolis resultou em notificação às empresas de telefonia, entregues na manhã desta sexta-feira, 2. Além do questionamento sobre a compatibilidade com os planos pré e pós-pagos, o Procon da Capital requer informações se haverá custo ao consumidor para a troca de chip, bem como se os dispositivos estão de acordo com a resolução 242/200 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Segundo o assessor técnico do Procon, Marcos Rosa, os consumidores que procuram a unidade reclamam da falta de cobertura da tecnologia 3G e dos problemas mais comuns – ligações cortadas – e questionam como um sistema dito mais avançado – o 4G – pode apresentar mais qualidade. ”Alguns clientes duvidam da qualidade dos aparelhos, mas na verdade é problema da falha de cobertura da operadora”, afirma Marcos Rosa.
As empresas de telefonia notificadas têm 10 dias para responder aos questionamentos e que em 2013 , de acordo com o numero de reclamações fundamentadas levantadas pelo Procon de Florianópolis , lideraram a lista dos serviços mais questionados pela população da capital.