spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 fevereiro 2025

Procon de Florianópolis faz uma média de 900 atendimentos por mês

GeralProcon de Florianópolis faz uma média de 900 atendimentos por mês
spot_img

Cidades Invisíveis se une à cultura no Carnaval 2025

Mulheres do Coletivo Costura Perifa, do Instituto, customizam abadás...

Jurerê OPEN promove Carnaval com programação para as crianças

Haverá bailinho, blocos de marchinhas, oficina de máscara, camarim...
spot_img

Compartilhe

De janeiro a agosto deste ano, o Procon de Florianópolis registrou 7.147 queixas trazidas por cidadãos insatisfeitos com negócios em geral. O número corresponde a uma média de 893 atendimentos por mês.

Do total de atendimentos feitos nos primeiros oito meses, 4.560, ou 63,81% dos casos, foram resolvidos na hora, ou, no máximo, dentro de 16 dias, através de Carta de Informação Preliminar. Apenas 2.587 atendimentos, ou 36,19% do total, geraram reclamações, com possibilidades de audiências entre consumidores e fornecedores.

Problemas com serviços essenciais são os que mais levam consumidores a buscarem o Procon da Capital. Eles representam 29,33% dos atendimentos feitos nos balcões. Em segundo lugar vêm as queixas acerca de produtos, que correspondem a 25,60%; em terceiro, problemas referentes a serviços privados com 21,91%; e em quarto, questões relativas a assuntos financeiros com 20,01%. Os demais problemas têm a ver com as áreas da saúde com 1,94%; de alimentos com 0,75%, e de habitação com 0,42%.

Os assuntos mais tratados, dentre os serviços essenciais são telefonia celular e fixa e questões de água e esgoto. Com relação a produtos, destacam-se os de leitura, aquecedor, ventilador, ar condicionado e circulador de ar, e artigos de cozinha como coifa, exaustor, panela, talher, filtro de café, porta-filtro e louça.

Já na área de serviços privados, os maiores problemas dizem respeito à TV por assinatura, informática e agências e operadoras de viagens. E, dentre os assuntos financeiros, aqueles relativos a cartão de crédito, banco comercial e financeira são os principais.

No mais, os principais assuntos tratados nos guichês do Procon de Florianópolis são, na área da saúde, referentes a plano de saúde regulamentado, farmácia e drogaria, e convênio de assistência médica e odontológica; na área de alimentos, sobre bares, docerias, choperias, casas noturnas e afins e supermercado.

E, por fim, na área de habitação, as maiores queixas tratam de incorporação (construtoras e incorporadoras), condomínio e locação.

Empresas mais citadas

Já as 10 empresas mais citadas pelos consumidores nos balcões do Procon da Capital, relativas a 40,14% dos atendimentos, são a TIM Celular S/A, a Claro S/A (Claro/NET), a Vivo S/A, a Claro S/A (Telefonia Móvel), a Sky Brasil Serviços Ltda, a Caixa Econômica Federal, a Global Village Telecom S/A, a Via Varejo S/A, o Banco Bradescard S/A (anteriormente denominado Banco Ibi S/A – Banco Múltiplo) e a Nova Pontocom Comércio Eletrônico S/A.