spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

Procissão do Senhor dos Passos deve reunir milhares de fiéis em Florianópolis neste domingo

EventosProcissão do Senhor dos Passos deve reunir milhares de fiéis em Florianópolis...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Milhares de pessoas são esperadas neste domingo, 12, na Procissão do Senhor dos Passos, no Centro de Florianópolis. Será o dia da Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.  O evento ocorrerá às 16h, em frente à Catedral Metropolitana.

A programação do dia, no entanto, começará bem mais cedo. Às 6h, as ruas Tiradentes e Bulcão Viana serão fechadas para que os fiéis façam a confecção dos tradicionais tapetes, decorados com motivos religiosos, alusivos à festividade.

Às 14h, o ponto de táxi da Praça XV de Novembro será deslocado, para não prejudicar a evolução da procissão.

Confira na página do evento no Facebook todas as novidades.

Abaixo o trajeto da procissão neste domingo: 

Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a Procissão do Senhor dos Passos celebra em 2016 sua 250ª edição. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Em 2015, o evento reuniu cerca de 60 mil pessoas e a expectativa para esta edição comemorativa é superar a marca de 70 mil participantes.

A comissão responsável pela organização do evento, formada por membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, representantes do poder público e voluntários, trabalha intensamente desde meados de 2015, cuidando de todos os detalhes para que o aniversário de 250 anos da Procissão do Senhor dos Passos seja impecável, repleto de fé e devoção.

 O processo que poderá resultar no registro do evento como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é longo, mas a previsão é de que o mesmo seja concluído no segundo semestre deste ano.  A Procissão do Senhor dos Passos é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina em 2006.

 O provedor em exercício da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, Luiz Mário Machado, destaca o comprometimento de todos para a manutenção desta tradição – que também contribui para alavancar o turismo religioso em Santa Catarina. “Nossa procissão é considerada uma das maiores do país, ficando atrás apenas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o que nos enche de orgulho e nos traz ainda mais responsabilidades. Por isso nos dedicamos intensamente para que todos possam participar de forma tranquila e estamos investindo na aproximação dos jovens com o evento, mas não apenas para caminhar conosco, e sim, para que conheçam a história e nos ajudem a mantê-la viva”.

 Além da comemoração dos 250 anos da Procissão do Senhor dos Passos, o evento fará menção ao Ano Santo da Misericórdia (convocado pelo Papa Francisco), que está mobilizando a comunidade católica ao redor do mundo.

 Cerimonial

Quatro importantes momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita por crianças de até sete anos de idade na quinta-feira que antecede a Procissão, na Capela Menino Deus; a Procissão do Carregador, realizada na manhã de sábado, quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo, acontece a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

 Nos últimos anos, um importante trabalho de resgate dos jovens foi realizado,  com o objetivo de motivá-los a participar da Ala Jovem da Procissão do Senhor dos Passos. Diversos grupos participam do cortejo no sábado, utilizando camisetas com dizeres religiosos e destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações.

 Na tarde de domingo, as irmãs da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos fazem a frente da Procissão, e um coral comanda os cantos em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Em 2016, o tradicional Sermão do Encontro das Imagens será realizado pelo Padre Márcio Alexandre Vignoli, de Balneário Camboriú.

 A imagem

 A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a procissão.

 Todos os anos, poucas semanas antes do final de semana da procissão, a população pode apreciar réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos em igrejas de Florianópolis, situadas na Ilha e no Continente. As réplicas são produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor dos Passos. Após a Procissão, as réplicas são recolhidas e os fiéis podem apreciar a imagem original durante todo o ano na Capela Menino Deus, localizada anexa ao Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis.

 História

 Há 250 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha às ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006 e está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.