Neste fim de semana acontece em Florianópolis a 253ª edição da Procissão Senhor dos Passos, que em 2019 tem um motivo a mais para celebrar: o registro do evento como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo o primeiro patrimônio de natureza imaterial registrado de Santa Catarina e também o primeiro de ordem religiosa a ser tombado na região Sul do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
Dia 06/04/19 – Sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador – Saída Capela Menino Deus no Hospital de Caridade
18 horas – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos na Capela Menino Deus no Hospital de Caridade
20 horas – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana (Centro) – Saída Capela Menino Deus no Hospital de Caridade.
Dia 07/04/19 – Domingo
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16 horas – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores
Dia 08/04/19 – Segunda-feira
8h30 – Missa de Ação de Graças na Capela Menino Deus no Hospital de Caridade.
MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Guarda Municipal e Polícia Militar farão fechamento de ruas para garantir o bom andamento do cortejo e a segurança dos fiéis da Procissão Senhor dos Passos de 2019.
“Toda a Menino Deus, toda a rua Vulcão Viana, a rua Tiradentes e todas as ruas no entorno da Praça XV vão estar bloqueadas para estacionamento. A ideia é de que a Guarda Municipal antecipe esses bloqueios evitando que qualquer veículo estacione e atrapalhe a passagem da procissão. Além disso, haverá outros bloqueios. A Guarda Municipal vai encaminhar para todas as emissoras de TV e todos os meios de comunicação que possam divulgar o mapa que vai delimitar os pontos onde a procissão vai passar e os bloqueios necessários e os horários que possa acontecer sem nenhuma intercorrência , e para que a Guarda Municipal garanta a segurança das pessoas e também o trajeto alternativo para quem todos que queiram participar do evento ou aqueles que não queiram participar possam fazer seu deslocamento normal seguindo seu destino”, destaca Ivan Couto, comandante da Guarda Municipal de Florianópolis.
Na sexta-feira, dia 5, no decorrer da noite, cones serão colocados nas ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes e no entorno da Praça XV de Novembro, para impedir o estacionamento de automóveis nestes locais.
No dia 06 de abril, sábado, o trânsito será interrompido a partir das 8 horas nas ruas que integram o trajeto da Procissão do Carregador: ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes, Ilhéus e Tenente Silveira (no trecho em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis). Após o cortejo, que deve durar em torno de 45 minutos, o trânsito será liberado.
No período da tarde, a partir das 18 horas, o trânsito será interrompido novamente nas ruas que fazem parte do percurso da Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores. O trajeto é similar ao da Procissão do Carregador.
No domingo, dia 07 de abril, às 6 horas, as ruas Tiradentes e Bulcão Viana serão fechadas para que os fiéis façam a confecção dos tradicionais tapetes, decorados com motivos religiosos, alusivos à festividade. Às 14 horas, o ponto de táxi da Praça XV de Novembro será deslocado, para não prejudicar a evolução da procissão.
Este ano, em virtude da reforma no Largo da Alfandega, excepcionalmente no domingo, a Procissão passará pela avenida Paulo Fontes.