Balanço do SPC/SC aponta crescimento de 3,87% em relação ao mesmo período de 2010
A estabilidade da economia e o otimismo do consumidor foram os principais fatores para o aumento nas vendas do comércio catarinense no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC/SC), foi registrado um incremento de 3,87% em relação ao mesmo período do ano anterior e as vendas de março em relação a fevereiro cresceram 8,5%. Além desta euforia, outros fatores contribuíram para o resultado positivo entre os meses de janeiro e março.
“O número de prestações dos crediários praticamente não oscilou, além das liquidações de eletroeletrônicos e móveis, que também ajudaram”, explica Ivan Tauffer, presidente do Conselho do SPC/SC e vice-presidente de Serviços da Federação das CDLs do estado (FCDL/SC).
Apesar das contas comuns no início do ano, como IPTU, IPVA e matrículas escolares, as vendas ainda se mantiveram num bom patamar. Para Tauffer, estas despesas não inibiram o consumo, principalmente devido ao aumento do salário mínimo nacional e estadual. “O reajuste colocou mais dinheiro no bolso dos consumidores e aqueceu o mercado”, ressalta. Com os números positivos, os lojistas catarinenses estão animados para os próximos meses. “Estamos confiantes de que, se continuarmos nestes níveis, teremos mais boas notícias no final do semestre”, finaliza.