20 de novembro de 2009, às 18h30, Fundação Cultural BADESC.
Madre Joana dos Anjos (Matka Joanna od aniolów, Jerzy Kawalerowicz, Polônia, 1961, 105 min) é um dos primeiros filmes a tocar no tema do exorcismo, narrando a história de freiras possuídas pelo demônio em um convento do século XVII. Vencedor do Prêmio de Júri no Festival de Cannes de 1961, o filme foi proibido em vários países. Por sua estética e tema instigante, ele abre a primeira sessão do projeto Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema.
Debatedora: Profa. Dra. Sônia Weidner Maluf (Antrop./UFSC), Doutora em Anthropologia Sociale Et Ethnologie, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, e pós doutora pelo Gender Institute – London School of Economics and Political Science e pela Nottingham Trent University.
Promoção: Grupo de Estudos do Projeto Poéticas do feminino e masculino, coordenado pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CÊNICAS/CEART/UDESC)
Apoio: Fundação Cultural BADESC, R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis – 3224-8846
Organização:
Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)
Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/CIN-UNISUL)
Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)
Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema: serão realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão haverá um convidado que discutirá a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.