A preparação da estrutura para a obra de revitalização da Ponte Hercílio Luz custará aos cofres públicos R$ 10.357.290,64. O contrato emergencial, com dispensa de licitação, foi assinado nesta quinta-feira, 19, com a empresa Empa Engenharia, de Belo Horizonte (MG). A informação foi confirmada pela reportagem do DeOlhoNaIlha com a secretaria estadual de Infraestrutura e os valores da contratação estão disponíveis no Diário Oficial de Santa Catarina.
A empresa mineira terá seis meses para concluir a colocação das estruturas de sustentação inferior da ponte, para garantir a obra de revitalização de toda a estrutura. Nesta segunda-feira, 23, a empresa contratada deverá visitar o local para começar a preparação para as obras. O primeiro passo, de acordo com a assessoria de comunicação da secretária estadual de Infraestrutura, será fazer um levantamento do material necessário para, na sequencia, começar os trabalhos.
As obras na Hercílio Luz estão paradas desde agosto do ano passado, quando o governo do Estado reincidiu o contrato com a Espaço Aberto, alegando que a empresa não estava cumprindo os prazos estipulados nas obras da ponte.
Desde então a administração pública estadual vinha tentando a contratação de uma empresa para finalizar a estrutura que dará sustentação a obra de reforma. Em novembro do ano passado uma empresa do Espírito Santo desistiu, na última hora, da assinatura do contrato e, em janeiro deste ano, uma empresa paranaense também desistiu de assumir o compromisso após longa negociação com o governo do Estado.
Revitalização da Ponte Hercílio Luz
Para que a Ponte Hercílio Luz volte a ser utilizada para o trânsito de veículos, que é a intenção do governo estadual, é necessária uma ampla obra de reforma, processo que será iniciado apenas depois destes 6 meses iniciais em que a empresa mineira estará preparando a estrutura.
Para executar este serviço, o governador Raimundo Colombo viajou no último dia 10 para Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, para negociar com empresários da American Bridge, mesma companhia que construiu a ponte entre 1922 e 1926, e que pode ser contratada para a segunda etapa de restauração da estrutura.
O Governo de SC acredita que a American Bridge tenha capacidade técnica para assumir a restauração dentro do cronograma e orçamento planejados pelo Estado. Representantes da empresa norte-amercana devem visitar Florianópolis nos próximos dias para analisar a situação atual da ponte.
Além de representar um símbolo turístico e patrimônio histórico do Estado, a ponte terá um papel importante no trânsito da Grande Florianópolis após restaurada. Segundo informações do Deinfra, as pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam a Ilha ao Continente, recebem uma média de 178 mil veículos por dia, entre entradas e saídas (o número é resultado de uma média anual, considerando também o período da temporada de verão). Pela ponte de ferro, passariam aproximadamente 22 mil veículos por dia.