Com o intuito de atender as necessidades de seis instituições sócio- assistenciais, a primeira dama de Florianópolis, Francine Mendes Souza, criou o projeto "Mãos à Obra", cujo teor será apresentado a empresários e apoiadores no dia 10, no Il Campanário, em Jurerê Internacional.
Das 48 entidades que possuem convênio com a Prefeitura, seis ainda têm deficiências estruturais e a falta de produtos básicos do dia-a-dia e, por este motivo, foram escolhidas para serem beneficiadas pelo projeto (confira a relação completa abaixo).
O projeto busca auxílio de diversas formas para atender as necessidades destes ambientes, como doação de itens de uso diário, financiamento de obras de melhorias, doação de móveis e materiais de construção, doação direta de recursos às instituições, a aquisição de produtos advindos das instituições e trabalho voluntário.
A nome do projeto replica o trabalho realizado por alunos do 8º termo do curso de Administração de Empresas da ESAG/UDESC, segundo semestre de 2010, turma noturna, em que os mesmos são responsáveis por auxiliar uma instituição, captando recursos para atender demandas diagnosticadas durante um longo processo de quatro meses de trabalho.
Entidades que serão beneficiadas:
– Cantinho dos Idosos: iniciativa da Instituição de Caridade e Apoio ao Desamparado (ICAD), situada no bairro Ratones, consiste em uma moradia coletiva para idosos de 60 anos ou mais, que possuem ou não o suporte familiar. Atende atualmente 58 pessoas.
– Ação Social Paroquial de Ingleses: atende 50 alunos, de 6 a 14 anos. As crianças passam por questões de vulnerabilidade social, contam com o apoio e suporte da instituição, mantendo-se deste modo fora das ruas e de situações de risco.
– Associação Novo Alvorecer: atende 80 crianças, de 5 a 15 anos, em Coqueiros. O projeto trabalha em conjunto com as famílias de comunidades carentes, identificando as mais necessitadas, entrando em contato com os colégios, escolas, centros comunitários e igrejas.
– Associação de Pais e Amigos do Menor: situada no bairro Areias do Morro das Pedras, atende cerca de 100 crianças, com idades de 6 a 14 anos. As atividades realizadas no contra turno da aula consistem em: reforço escolar, aulas de artes, dança, esportes, atividades lúdicas e culturais.
– Associação Gente Amiga: na Agronômica, atende famílias que buscam a profissionalização dos jovens por meio de aulas de artesanato, com curso de patchwork, por exemplo. A instituição, que atende 80 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, oferece, ainda, apoio pedagógico, oficinas educacionais e aulas de esportes.
– Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação: presta assistência a 55 idosos e 20 crianças, todos abrigados em regime de 24 horas, além de 150 crianças na educação infantil. No ambiente atuam cuidadores, enfermeiros, assistentes sociais, professores, médicos e psicólogos, que garantem a atenção e cuidados necessários aos beneficiados.