FCC integra programação do evento, que terá 789 ações em todo o País .
24/09/2009 :: A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) integra, entre os dias 26 e 29 de setembro, a programação da terceira edição do “Primavera dos Museus”, evento que acontece anualmente em todo o país, sempre no período do início da estação. Através do projeto, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) entram em sintonia com outras 321 instituições brasileiras que estarão repensando a função dos museus durante o último final de semana do mês.
O projeto é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e reúne 789 eventos em todas as regiões do país. Com o tema “Os Museus e Direitos Humanos”, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a comunidade para o debate de temas atuais e estimular a reflexão sobre o papel dos museus como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória.
No sábado, 26, o MHSC exibirá o curta-metragem “Da Janela – entre a visualidade e a omissão”, produzido com o apoio da FCC. O filme trata da violência contra a mulher e será exibido às 10h. Em seguida, a artista plástica Giovana Zimermann, roteirista e diretora do curta, fará uma apresentação sobre o tema, a linguagem e sobre os demais desdobramentos que o trabalho suscitou.
Na segunda-feira, 28, às 17h, o Museu da Imagem e do Som (MIS) promove palestra com o fotógrafo de renome internacional Flavio de Oliveira. Flavio comentará, na sala multimídia do MIS, os bastidores da exposição “Arquitetura da Dor”. A mostra, que será realizada no museu em novembro, reúne fotografias de cunho social que abordam as relações entre viver e residir e foi apresentada no site italiano “Donne con la Valigia”.
Na quarta, 29, o MASC traz a arte-educadora Maria Helena Rosa Barbosa para discorrer sobre o tema “Museu de Arte: espaço do cidadão?”. Maria Helena abordou os desafios contemporâneos para a adoção de políticas educacionais nos museus de arte em sua dissertação de mestrado, defendida em julho deste ano na Udesc. A palestra ocorrerá às 17h, na sala multimídia do MIS, uma vez que o MASC está em reforma.
3ª Primavera dos Museus
26/06
O QUÊ: Exibição do curta-metragem “Da Janela – entre a visualidade e a omissão” e debate com a artista plástica Giovana Zimermann.
QUANDO: sábado (26), às 10 h.
ONDE: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3028-8091 / mhsc@fcc.sc.gov.br.
QUANTO: gratuito.
SINOPSE: Fotógrafa pesquisa a violência contra a mulher através da janela de sua casa ou carro, seu “olho câmera” registra tudo. Os planos se cruzam, criando um universo onírico composto de cenas de violência simultâneas a cenas de uma festa, propiciando a reflexão de que ao mesmo tempo em que o espectador assiste ao filme, muitas mulheres anônimas são expostas à violência. Índices apontam que, no Brasil, a cada 4 minutos, uma mulher é agredida.
28/09
O QUê: Palestra “Arquitetura da Dor”, com o fotógrafo Flavio Oliveira.
QUANDO: segunda-feira (28), às 17 h.
ONDE: Museu da Imagem e do Som. Avenida Gov. Irineu Bornhausen 5600, Agronômica, Florianópolis. Fone: (48) 39532325/ mis@fcc.sc.gov.br.
QUANTO: gratuito.
29/09
O QUê: Palestra “Museus de Arte: espaço do cidadão”, com a arte-educadora Maria Helena Rosa Barbosa.
QUANDO: terça-feira (29), às 17 h.
ONDE: Museu da Imagem e do Som. Avenida Gov. Irineu Bornhausen 5600, Agronômica, Florianópolis. Fone: (48) 39532325/ mis@fcc.sc.gov.br
QUANTO: gratuito.
A agenda completa está disponível em : www.museus.gov.br/primavera_2009
Fonte: Comunicação / FCC
Autor(a): Sarah Westphal