Expectativa é de alta nas vendas de alarme com inteligência artificial
Para muitas pessoas, o final de ano é a época para descasar, viajar e curtir a família e os amigos. Junto com a compra dos presentes de Natal, das confraternizações, dos preparativos para a ceia e o planejamento das férias, uma preocupação que surge é com a segurança da casa ou empresa que ficará fechada durante o período.
A tendência é confirmada pelo desempenho do mercado nesta época do ano. Para empresas de sistemas eletrônicos de segurança, o período de maior procura pelo serviço vai desde o início de novembro até meados de dezembro. De acordo com Douglas Pinheiro, Head do alarme 365 da Orsegups, a expectativa é de que as vendas entre 20 de novembro e 21 de dezembro correspondam ao volume equivalente ao registrado em três meses do primeiro semestre. “Nas cidades do litoral há a abertura de novos negócios, principalmente pequenos comércios, que precisam de proteção. Já em outras localidades, de onde as pessoas partem para aproveitar os dias de descanso, a demanda é pela proteção do patrimônio que ficará fechado”.
Na hora de atender quem deixou a contratação de segurança para a última hora, Pinheiro destaca os benefícios gerados pela inovação. “Sistemas com tecnologia sem fio podem ser instalados em menos de uma hora, sem a necessidade de quebrar paredes ou outras obras. Não é preciso contratar um instalador, profissional muitas vezes está completamente sem agenda nesse período”. Ele explica que o Alarme 365 funciona com sensores que identificam qualquer movimentação e registram de imediato, em uma fotografia em alta resolução, a situação na área monitorada. Com auxílio de Inteligência Artificial, a equipe de monitoramento avalia a situação e aciona o protocolo indicado para cada caso.
No aplicativo do Alarme 365, o proprietário também pode, a qualquer momento, acessar imagens do interior do imóvel. “O sistema é gerenciado por uma plataforma própria, o que nos permite responder de imediato a qualquer ocorrência e acionar a Polícia com velocidade e sempre que necessário”, diz Douglas Pinheiro. Lançado em 2022, o Alarme 365 está disponível em dezenas de cidades em seis estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Tocantins.
Ele acrescenta dicas importantes para quem vai viajar e quer aumentar a segurança em seu imóvel. “Evite comentar com estranhos sobre a viagem e peça para um parente ou vizinho que recolha a correspondência e panfletos deixados no patrimônio – porque o acúmulo destes papéis em frente ao imóvel é um indicativo de que os moradores estão ausentes. Teste portas e janelas e registre na empresa de segurança um telefone de contato de um vizinho ou parente de sua confiança. Também pode ser interessante instalar lâmpadas com sensores de presença em alguns pontos das áreas interna e externa do imóvel”.